ANP FSSP : Les retraités de la SONITEL et Niger Télécom contribuent pour 200.000f au fonds ANG Ambiente/”Guiné-Bissau aposta na protecção dos mares”, afirma ministro do Ambiente, Biodiversidade e Acção Climática ANG Sociedade/Disputa de posse de Terra entre populares de “Djal” e “Ponta Zamora” resulta em uma vitima mortal e vários feridos ANG Comunicação social/Televisões e rádios sem transmissões na Guiné-Bissau há várias semanas ANG Comércio/Governo suspende subvenção para aquisição do arroz AIP Abidjan accueille le 5ème Forum régional Afrique-Europe « Notre Futur » AIP Onze élèves ivoiriens vont participer à une compétition mondiale de robotique aux Etats-Unis AIP Eurocham et ses partenaires lancent le projet « S’investir durablement ensemble » à Abidjan MAP Soudan: 391 décès dus au choléra et à la dengue ANP Le CNSP et les syndicats étudiants échangent sur la situation et les défis du secteur de l’éducation au Niger

Maior festival de arte urbana do momento arranca hoje na Cidade da Praia


  10 Mars      27        Culture (1480),

 

Cidade da Praia, 10 Mar (Inforpress) – A primeira edição do TAWI FEST CV (Festival TheArtistWayIniciative Cabo Verde), o “maior festival de arte urbana do momento, arrancou esta quinta-feira, na Cidade da Praia sob o tema “Protecção ambiental”.
Nesta edição participam artistas da Holanda, Bélgica, África do Sul e de Cabo Verde (dois de São Vicente, um de rebelados e os restantes da Praia).
De acordo com a organização, consta na agenda do evento, que vai até 17 de Março, várias actividades ligadas à arte e ao ambiente, a começar com visitas a entidades e escolas.
Já no dia 11 de Março será realizada uma feira de arte, na Rua da Arte, no Bairro da Terra Branca com actividades diversas, como exposição e comercialização de obras de artistas nacionais e internacionais, música, comida tradicional, entre outros atractivos.
Conforme precisou a mesma fonte, um dos atractivos principais do festival é a pintura do mural da Escola Capelinha, no Bairro da Terra Branca, a ser realizada pelos 16 artistas convidados, de 13 a 17 de Março, e a inauguração está marcada para o último dia.
Simone Spencer, Naomi King, StudioZepa, LobsterRobin, KitsuneJolene, Isabel Lindenburg, Vera Couve, Loes Van Reijmersdal, David DiLeone Monteiro, Aires Melo, Heleno Barbosa, Bizzy Rodrigues, Sams Semedo, JusefaRabelados e Gilda Barros são os artistas participantes.
TAWI FEST faz parte de um projecto de Naomi King da Holanda e Simone Spencer de Cabo Verde, que visa desenvolver uma colaboração cultural internacional entre os países, através da organização de um festival de Arte Urbana, envolvendo 16 artistas, oito nacionais e oito estrangeiros, escolhidos de acordo com o remarcável trabalho que tem feito, relacionado ao tema proposto para esta edição.
O TAWI visa envolver estudantes, jovens e a comunidade local, tanto como visitantes, empregados, ou enquanto staff.
Os artistas convidados para o festival trabalharão em estreita colaboração com estudantes e jovens locais para partilha de conhecimento e experiência, avançou a mesma fonte.
A motivação para o projecto passa por promover o desenvolvimento de talentos, a transferência de conhecimento e a descoberta mútua, permitindo aos jovens de ambas as culturas trabalharem em conjunto e conhecerem a cultura um do outro, tendo como principal objectivo estimular o sector da arte e cultura e o sector do turismo, em Cabo Verde.
Pelo que garantiu a organização, o festival irá criar mais oportunidades de emprego nestes sectores, e a população local será beneficiada a longo prazo.

Dans la même catégorie