APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora Inforpress Câmara da Praia recebe hoje a Tocha da Paz Sri ChinmoyOneness

Mais de uma centena de jovens lavadores de carro em Cabo Verde beneficiados com projecto Car WashVerde


  5 Octobre      41        Economie (20977),

 

Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) – Cerca de 120 jovens lavadores de carro das ilhas de Santo Antão, Sal, São Vicente e Santiago vão beneficiar do projecto Car Wash Verde que visa contribuir para a melhoria da prestação dos serviços destes profissionais, informou o IEFP.
A informação foi avançada esta terça-feira pelo presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Santos, no acto de apresentação pública do Projeto de Formação em Gestão de Pequenos Negócios para Lavadores de Carro- Projeto Car WashVerde-
Na ocasião, o responsável ressalvou que a juventude cabo-verdiana é a prioridade para o crescimento económico e sustentável do País, e neste sentido o Governo tem criado “vários instrumentos” de apoio, de fomento empresarial, de modo a facilitar a implementação dos projectos promovidos por jovens cabo-verdianos.
Desta forma, apontou que referido projecto visa permitir que os beneficiários tenham acesso aos programas e políticas públicas de apoio ao emprego jovem, valorizar actividades dos lavadores de carro e contribuir para a melhoria das condições de trabalho.
O projecto tem uma componente que é fundamental, segundo Paulo Santos, a formação, dotar a juventude de instrumentos, e uma outra que é disponibilizar um conjunto de instrumentos necessários para facilitar a implementação, “com sucesso”, do próprio negócio, os kits de promoção ao autoemprego.
O projecto tem como propósito, segundo o mesmo, integrar e apoiar 120 jovens lavadores de carro das ilhas de Santo Antão, Sal, São Vicente e Santiago, para contribuir para a melhoria da prestação dos seus serviços, da imagem destes profissionais, garantir a segurança e a higiene no trabalho.
Para além da formação, os beneficiários receberão kits com uniformes, equipamento de lava jato, botas, chapéu, limpa vidro e mangueira.
Segundo Paulo Santos, para o acesso ao kit, os jovens têm, sobretudo, que finalizar o plano de negócio.
“Estes instrumentos dão aos jovens a capacidade de crescer e tornar-se em grandes empresários”, salientou Paulo Santos, defendendo a necessidade de se desenvolver o espírito empreendedor em Cabo Verde.
Para o presidente do IEFP, a formação é um instrumento “poderoso” para erradicar a pobreza em Cabo Verde.
O projecto conta com as parcerias de várias instituições, designadamente, A Pinto Cruz, Direcção-Geral do Emprego e câmaras municipais.
Nelson António, em representação da classe, avançou que espera ter sucesso na formação para depois implementar o seu negócio, uma vez que, argumentou, os lavadores de carro muitas vezes “não são valorizados e são chamados de bandidos”.
“Muitos trabalham, mas não sabem gerir o ganho, mas lavar carro dá rendimento, portanto com esta oportunidade, os instrumentos fornecidos vamos conseguir mudar de vida, e nós trabalhando devidamente uniformizados e equipados vamos ser valorizados e ninguém vai nos chamar mais de bandidos”, sublinhou.
Por seu lado, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu ao acto de apresentação pública do Projeto de Formação em Gestão de Pequenos Negócios para Lavadores de Carro- Projeto Car Wash Verde, ressalvou que os equipamentos facultados têm uma outra função, “muito importante”, a valorização social que implicará maior rendimento aos lavadores de carro.
Adiantou ainda que o Governo está a trabalhar para integrar todas as profissões informais para de facto integrá-las dentro do sistema de segurança social.
“Nós estamos apenas a apoiar com a capacitação, integração dos jovens na vida económica, e instrumentos de trabalho, mas cabe aos jovens desenvolver o seu negócio para poderem ter a protecção social que é importante”, sublinhou Ulisses Correia e Silva.

Dans la même catégorie