Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Direção-geral das Artes e das Indústrias Criativas promove na terça-feira, 02, uma conversa aberta sobre a formalização da classe artística.
Promovida em parceria com o Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, o encontro está inserido na programação da Xª edição do AtlanticMusic Expo (AME), que decorre de hoje a quinta-feira, 04, na cidade da Praia, sob o lema « Sustentabilidade artística ».
De acordo com uma nota de imprensa, a conversa aberta, que terá como base o Estatuto do Profissional da Arte e da Cultura (Estatuto do Artista), contará também com a participação da Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE), do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), Pró Empresa e a Casa do Cidadão para falarem sobre o processo de formalização,
“Este é um importante encontro de discussão sobre a formalização do sector da cultura, com particular incidência para a classe artística, sendo que a pandemia da covid-19 veio mostrar a grande fragilidade do sector da cultura e dos seus trabalhadores”, lê-se no documento.
A mesma fonte esclareceu que a formalização desta classe constitui um passo importante para que os profissionais da cultura não estejam vulneráveis em fases de crises como aconteceu durante a pandemia da covid-19.
Por outro lado, o encontro pretende aproveitar a grande movimentação de artistas nacionais que participam do certame e para que tenha maior abrangência possível e chegue a artistas residentes e na diáspora.
A conversa aberta acontece em formato híbrido através da plataforma Google Meet e contará ainda com transmissão nas redes sociais.
A conversa irá decorrer no auditório do Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Platô, e contará com a presença do vice-primeiro ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, e do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.