ANP Niamey : Le Nouvel Ambassadeur du Sénégal présente la copie figurée de sa lettre de créance au Chef de la diplomatie nigérienne ANP Niger : La baisse des prix des hydrocarbures effective pour la période du 23 juillet au 31 août 2024 MAP SM le Roi félicite le président égyptien à l’occasion de la commémoration de la Révolution du 23 juillet MAP Ethiopie: au moins 146 morts dans un glissement de terrain dans le sud du pays AIB SND et diplomatie en couverture des journaux burkinabè AIB Yagha : 18 personnes dans le Conseil provincial des personnes âgées (CPPA) AIB Bazèga/ « Bedou magique »: Quatre présumés escrocs aux arrêts à Kayao pour un préjudice de 17 millions de FCFA AIB Nahouri : Les populations de Guelwongo réparent la route principale qui traverse le village AIB Nahouri/Commune de Ziou : Les populations de Toungou réalisent un ouvrage de franchissement de 75 mètres MAP Sous l’impulsion Royale, l’Afrique peut se prévaloir d’une « chaîne de savants et oulémas » fédératrice (ex-ministre-conseiller auprès de la Présidence sénégalaise)

Ministra anuncia criação de equipas comunitárias de saúde mental e validação da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio


  9 Mars      58        Santé (15604),

 

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – O Governo anunciou esta quarta-feira, criação de equipas comunitárias de saúde mental e validação “para breve” da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio, visando promover e reforçar a área da saúde mental na rede de cuidados primários do País.
O anúncio foi feito no parlamento pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, durante o debate parlamentar do mês de Março, adiantando que esta iniciativa contará com o com o apoio do Instituto Nacional Ricardo Jorge, de Portugal.
Filomena Gonçalves avançou igualmente que a Estratégia Nacional para a Prevenção do Suicídio em Cabo Verde será validada brevemente, sublinhando que a mesma irá reforçar a capacidade do país para responder a uma das principais factores de morte por “causa externa”.
“Para nós, a Saúde e o bem-estar dos cabo-verdianos não são e nunca serão assumidos como um dado adquirido estático. A nossa forma de governação mostra isso. O desenvolvimento e construção de um sistema de saúde universal, de qualidade, de proximidade e sustentável faz-se no dia-a-dia, mas com políticas e medidas estruturantes, proactivas e flexíveis”, declarou.
Informou que está em curso, o processo para lançamento do concurso para construção do Centro de Saúde de Rª das Patas e as obras do Centro de Saúde de Palmeira e do novo Bloco Ambulatório do Hospital Baptista de Sousa (HBS).
A governante, na sua intervenção, disse esperar que as obras do novo Bloco Operatório do Centro de Saúde de Sal Rei sejam concluídas “proximamente”, acrescentando que o Centro de Saúde de Achada Monte, em São Miguel, e a nova Maternidade e Pediatria do HBS, encontram-se em fase de elaboração de projecto.
Adiantou, por outro lado que a criação do centro de treinamento e simulação para os profissionais de Saúde, na Cidade da Praia, encontram-se numa fase preparatória, e prevê-se “brevemente” o início das obras de reabilitação daquilo que será o novo Centro de Diagnóstico de Santiago, bem como nova Delegacia de Saúde da Praia.
“Para acompanhar o investimento que temos feito ao nível das infraestruturas e de instalação de equipamentos em saúde, capacitado e qualificado os nossos recursos humanos”, declarou.
O Governo, segundo a ministra, tem vindo a reforçar, continuamente, o quadro legislativo, através da revisão ou criação de inúmeros instrumentos legais, “peças fundamentais” para se ter um sistema “cada vez mais justo e actual”.
“Para nós, a Saúde e o bem-estar dos cabo-verdianos não são e nunca serão assumidos como um dado adquirido estático. A nossa forma de governação mostra isso. O desenvolvimento e construção de um sistema de saúde universal, de qualidade, de proximidade e sustentável faz-se no dia-a-dia, mas com políticas e medidas estruturantes, proactivas e flexíveis. E é isso que temos feito ao longo dos últimos anos”, reforçou.

Dans la même catégorie