APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre) APS SENEGAL-SOCIETE / Plaidoyer pour que le 26 septembre soit déclaré jour férié ANP Lutte contre la délinquance financière : Près de 43 milliards de CFA recouvrés par la CoLDEFF à la date du 19 avril APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0)

Ministra anuncia criação de equipas comunitárias de saúde mental e validação da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio


  9 Mars      54        Santé (15362),

 

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – O Governo anunciou esta quarta-feira, criação de equipas comunitárias de saúde mental e validação “para breve” da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio, visando promover e reforçar a área da saúde mental na rede de cuidados primários do País.
O anúncio foi feito no parlamento pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, durante o debate parlamentar do mês de Março, adiantando que esta iniciativa contará com o com o apoio do Instituto Nacional Ricardo Jorge, de Portugal.
Filomena Gonçalves avançou igualmente que a Estratégia Nacional para a Prevenção do Suicídio em Cabo Verde será validada brevemente, sublinhando que a mesma irá reforçar a capacidade do país para responder a uma das principais factores de morte por “causa externa”.
“Para nós, a Saúde e o bem-estar dos cabo-verdianos não são e nunca serão assumidos como um dado adquirido estático. A nossa forma de governação mostra isso. O desenvolvimento e construção de um sistema de saúde universal, de qualidade, de proximidade e sustentável faz-se no dia-a-dia, mas com políticas e medidas estruturantes, proactivas e flexíveis”, declarou.
Informou que está em curso, o processo para lançamento do concurso para construção do Centro de Saúde de Rª das Patas e as obras do Centro de Saúde de Palmeira e do novo Bloco Ambulatório do Hospital Baptista de Sousa (HBS).
A governante, na sua intervenção, disse esperar que as obras do novo Bloco Operatório do Centro de Saúde de Sal Rei sejam concluídas “proximamente”, acrescentando que o Centro de Saúde de Achada Monte, em São Miguel, e a nova Maternidade e Pediatria do HBS, encontram-se em fase de elaboração de projecto.
Adiantou, por outro lado que a criação do centro de treinamento e simulação para os profissionais de Saúde, na Cidade da Praia, encontram-se numa fase preparatória, e prevê-se “brevemente” o início das obras de reabilitação daquilo que será o novo Centro de Diagnóstico de Santiago, bem como nova Delegacia de Saúde da Praia.
“Para acompanhar o investimento que temos feito ao nível das infraestruturas e de instalação de equipamentos em saúde, capacitado e qualificado os nossos recursos humanos”, declarou.
O Governo, segundo a ministra, tem vindo a reforçar, continuamente, o quadro legislativo, através da revisão ou criação de inúmeros instrumentos legais, “peças fundamentais” para se ter um sistema “cada vez mais justo e actual”.
“Para nós, a Saúde e o bem-estar dos cabo-verdianos não são e nunca serão assumidos como um dado adquirido estático. A nossa forma de governação mostra isso. O desenvolvimento e construção de um sistema de saúde universal, de qualidade, de proximidade e sustentável faz-se no dia-a-dia, mas com políticas e medidas estruturantes, proactivas e flexíveis. E é isso que temos feito ao longo dos últimos anos”, reforçou.

Dans la même catégorie