AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Ministro adverte que há tendência para aumento dos preços dos combustíveis e da energia


  22 Mars      43        Environnement/Eaux/Forêts (6390),

 

Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, advertiu nesta segunda-feira, na Cidade da Praia, que há tendência para o aumento, “ainda mais”, dos preços dos combustíveis e da energia.
A observação foi feita em declarações aos jornalistas momentos antes da abertura da jornada aberta realizada pelo grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) sobre o tema “Impacto da guerra Rússia/Ucrânia no aumento dos preços em Cabo Verde”
” A tendência é essa, estamos a acompanhar essa situação e vamos aguardar o que é que se passa até o final do mês, mas até agora o que se verifica é que tem havido um incremento”, notou o governante.
Para se precaver dessa situação, o ministro explicou que por os preços dos combustíveis “formarem” no mercado internacional, o que tem se feito em Cabo Verde são os ajustamentos, “com base nos custos existentes”.
” Um país insular e distantes dos principais portos de exportação dos produtos combustíveis e com encargos de distribuição, dado à sua característica arquipelágica, tornam esses produtos mais caros “, explicou.
Por isso, referiu que o Governo tem tomado medidas, nomeadamente a criação de um gabinete de crise para acompanhar todo processo e criar ferramentas de mitigação.
” No momento próprio serão anunciadas as medidas, não só a nível dos combustíveis, mas também em relação aos bens alimentares de primeira necessidade”, prometeu o ministro da Indústria, Comércio e Energia.
O porta-voz do grupo parlamentar do MpD, Luís Carlos Silva, esclareceu que essa jornada tem como objetivo conhecer, através dos membros Governo, os principais impactos da guerra nos preços dos produtos alimentares e da energia.
” São duas áreas de governação onde a guerra terá maiores impactos, pelo que convidamos os membros do Governo para falar sobre o assunto e começarmos a projectar o que é nos espera”, precisou.
No entanto, disse esperar que o Governo encontre espaço orçamental de protecção dos cabo-verdianos sobre ” essa crise de inflação que vai chegar, esperando que as medidas possam ser desenhadas e aplicadas o quanto antes”.
Em relação à possibilidade de um orçamento rectificativo apontado pelo Governo, Luís Carlos Silva defendeu que há espaços para se encontrar soluções sem ter de chegar à essa ferramenta.
” O orçamento é planeando com base em pressupostos, se alterarem poderá ser necessário um orçamento rectificativo”, ressalvou o deputado, garantindo que caso acontecer o Governo terá o apoio do grupo parlamentar do MpD.
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, e o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, foram os oradores desta jornada aberta, que teve Luís Carlos Silva como moderador.

Dans la même catégorie