AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Ministro apela engajamento dos cidadãos na doação de sangue seguro para salvar vidas


  14 Juin      28        Santé (15315),

 

Bissau, 14 Jun 21 (ANG) – O ministro de Saúde, Dionísio Cumba, apelou hoje o engajamento dos cidadãos na doação de sangue para salvar  vidas humanas.

O titular da pasta de Saúde que falava na cerimônia comemorativa do Dia Mundial dos doadores de sangue voluntários, disse que a camada jovem ocupa uma faixa etária importante para a doaçâo de sangue seguro, e  de forma voluntária, para melhorar o estado
de saúde das pessoas.

Ainda agradeceu à todos os doadores nacionais pelo  o que considera de “ato altruista” de salvar as vidas, e encorajou-os a continuarem com esse ato voluntário.

Dionísiop Cumba salientou a pertinência de ter uma reserva de sangue seguro no país para atender casos  complexos perante profissionais de saúde, porque a necessidade deste líquido precioso e permanente.

No ato, o Presidente da Associação de Doadores Voluntários de Sangue da Guiné-Bissau, Gentil da Silva enfatizou os trabalhos dos seus associados e pediu os que ainda não participam deste  “ato nobre” de doar sangue a começar a fazê-lo.

Segundo Gentil da Silva, o ato de doar sangue é uma dádiva que tem ajudado muito os profissionais de saúde nos seus trabalhos de salvar as vidas  nas maternidades, nos serviços de emergências e nas intervenções cirúrgicas complexas.

Ainda este responsável exortou o Ministério da Saúde a implementar medidas  para reforçar o serviço nacional de Transfusão de Sangue e Bancos de Sangues para dar respostas às demandas.

O Presidente de Associação dos Doadores de Sangue apelou ao Governo para criar condições dignas para os doadores de sangue, para manterem estáveis e disponíveis para este serviço.

Por sua vez, o representante da Organização Mundial de Saude (OMS) na Guiné-Bissau, Jean Kipela, destacou  a importância de a camada jovem se juntar à esse ato  para salvar  vidas.

Segundo Kipela, com a pandemia, toda a taxa de doação de sangue no mundo se reduziu para 17%, por isso, acrescentou,  é necessário incentivar as pessoas a doarem sangue, e, consequentemente, melhorar o acesso aos serviços de doação de sangue.

De acordo com Kipela a OMS vai trabalhar em conjunto com as organizações regionais e subregionais africanas para estabilizar este setor no continente e garantir a disponibilidade de sangue para todos.

Comemora-se hoje  o Dia Mundial de Doadores de Sangue, sob o lema: “Doe Sangue para que o mundo continue pulsando” .

Dans la même catégorie