MAP L’ONUDC appelle à prendre des mesures « urgentes » pour démanteler les réseaux de trafic de drogue au Sahel (rapport) APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão

Ministro dos Transportes chamado ao Parlamento para responder questões sobre transportes aéreos


  9 Novembre      51        Economie (20951), Tourisme (368),

 

Cidade da Praia, 09Nov (Inforpress) – O ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, é o membro do Governo que vai responder às questões dos deputados na sessão parlamentar da Assembleia Nacional que arrancou esta quarta-feira.
A proposta para chamar de ministro Carlos Santos partiu do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) que quer ouvir do governante que soluções para o sector dos transportes aéreos em Cabo Verde face à situação actual.
Em conferência de imprensa de balanço das jornadas preparatórias para a sessão, o porta-voz do grupo parlamentar do PAICV, António Fernandes, falou da situação actual dos transportes aéreos e afirmou que os cabo-verdianos querem pelo menos conhecer as perspectivas do Governo para melhoria do serviço.
“Nós pensamos que o país precisa de explicações plausíveis para tanta desgovernação no sector dos transportes. Nós vimos dia a dia, semana a semana, passageiros que são confrontados com questões de cancelamentos, questões de alterações, passageiros que terão que suportar despesas derivadas da ineficiência dos transportes aqui em Cabo Verde com riscos a todos os níveis”, disse.
António Fernandes sublinhou que é uma situação que tem afectado tantos dos cabo-verdianos como os estrangeiros porque, de facto, o país não tem um sistema de conectividade desejável.
“Há dia ouvimos uma coisa que é de bradar aos céus. Uma pessoa estrangeira para chegar à ilha do Sal teve de ir à Lisboa para chegar mais cedo. Só para terem a ideia do que é a política do Governo em matéria dos transportes”, disse.
Por isso, considera que faz todo o sentido que o ministro tutela esclareça a situação e informe aos cabo-verdianos, pelo menos das perspectivas para a melhoria, para que as pessoas possam deslocar, realizar negócios, num ambiente de previsibilidade.
Da parte do Movimento para a Democracia (MpD), partido que os sustenta o Governo, a deputada Isa Miranda Monteiro adiantou que a situação não é o desejável, mas é melhor do que existia no governo anterior, porque adiantou a parlamentar, “hoje pelo menos se pode falar de sistema de transportes”.
“Hoje nós estamos com oportunidade de falar de transportes, algo que antes estava numa decadência total e absurda. Hoje nós podemos falar de programa, de regularidade, de previsibilidade. Antes não tínhamos ligação e ilhas como São Nicolau, Brava e Maio ficavam até 50 dias desconectadas do país. Hoje essas pessoas não esperam por tantos dias. Esperam por X horas”, disse.
A deputada chama de “pequenas eventualidades que vão sendo resolvidas” ao problema existente no sector, afirmando que não são essas “eventualidades” que vão deitar abaixo todo o trabalho feito pelo Governo de 2016 a esta parte.
“Alguns eventos podem comprometer o normal funcionamento do sistema de transportes e eventos incontroláveis acontecem em todos os países do mundo. Não é um problema só de Cabo Verde”, adiantando que há no Orçamento do Estado uma proposta para aquisição de uma aeronave, lembrando também que já foi colocada na ilha Brava uma embarcação da Guarda Costeira para responder às necessidades urgentes.
Para além das perguntas dos deputados ao Governo, a sessão plenária que arranca esta quarta-feira, terá como ponto alto a discussão e aprovação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023, a discussão do orçamento privativo da Assembleia Nacional e aprovação de propostas de resolução.

Dans la même catégorie