AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga MAP Développement en Afrique : Mme Benali appelle à des financements abordables à long terme MAP Le Maroc et la Sierra Leone engagés à conclure une feuille de route 2024-2026 de coopération de nouvelle génération (Communiqué conjoint) MAP Maroc/Mauritanie : les collectivités territoriales invitées à s’inscrire pleinement dans l’Initiative Royale pour l’Atlantique MAP La Sierra Leone s’inscrit pleinement dans les Initiatives Royales pour l’Afrique de l’Ouest (Communiqué conjoint) ATOP Les ZAAP, une solution pour le développement de l’agriculture togolaise ATOP L’agropole de Kara enregistre des résultats « satisfaisants » ATOP des jeunes d2sœuvres et apprenants en peinture renforcent leurs capacit2s

Moçambique/Força militar conjunta da SADC vai ser enviada para combater o terrorismo


  24 Juin      38        Militaire (516), Securité (3001),

 

Bissau, 24 Jun 21 (ANG) – Uma forçamilitar conjunta da SADC vai ser enviada para Moçambique para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado, uma zona rica em recursos naturais.
A novidade foi anunciada no final da cimeira dos chefes de estado e de governo dos países das comunidades de desenvolvimento da África Austral que teve lugar quarta-feira, em Maputo.
A decisão consta da declaração final da cimeira de Maputo que foi lida pela secretária executiva da SADC, Stergomena Tax, que, sem avançar pormenores, assegurou o envio de uma força militar conjunta para o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

O documento não avança, contudo, detalhes sobre a força que será enviada para o país nem datas.

A sessão ficou ainda marcada por pedidos a 16 estados membros para que colaborem com as agências humanitárias que trabalham para assistir os mais de 700 mil deslocados dos ataques terroristas. Para o chefe de estado moçambicano, Filipe Nyusi, a cimeira foi produtiva.

“Estão reunidas as condições para o acolhimento do apoio que os países da região podem conceder a Mocambique no âmbito do combate ao terrorismo”, assegurou Filipe Nyusi.

Cabo Delgado está a ser palco desde 2017 de ataques terroristas que já causaram mais de 2 mil mortos e provocaram mais de 700 mil desalojados.

A ONU referiu na semana passada que a situação no terreno continua a piorar e que há populações em insegurança alimentar naquela zona.

Dans la même catégorie