MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse)

Morte do ex-futebolista Domingos Cá é uma perda irreparável para o desporto nacional”, diz DG do Desporto


  7 Décembre      61        Société (45053), Sport (12688),

 

Bissau, 07 Dez 21 (ANG) – O Director-geral do Desporto, disse hoje que a morte do ex- futebolista internacional guineense Domingos Cá, representa uma “perda irreparável” para a classe desportiva do país.

Alberto da Silva Dias que reagia assim à morte de Domingos Cá, em declarações à Agência de Notícias da Guiné (ANG), disse que é com muita tristeza que a Direcção Geral e a Secretaria de Estado da juventude e Desporto tomaram conhecimento do desaparecimento físico do ex-internacional Domingos Cá, no domingo.

Recordou que o malogrado para além de ser jogador, também foi Dirigente Desportivo e funcionário da Secretaria de Estado do Desporto.

“Estou a falar de uma personalidade que deixou grande legado pelo desempenho demostrado neste sector, através da sua dedicação empenho e amor pelo desporto que nunca escondeu enquanto estava de vivia”, afirmou Alberto da Silva.

Acrescentou que, ao longo do percurso da vida do falecido, ele nunca se hesitou a olhar para outras opções de vida, acrescentando que o malogrado dedicou e entregou toda a sua vida ao desporto.

Segundo o DG de Desporto, Domingos Cá, conhecido no meio familiar por Agundas, formou-se como técnico de futebol na República Federal de Alemanha, e regressou ao país e foi escolhido para treinar a Selecção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau (SNFG), tendo participado em algumas edições da Taça Amilcar Cabral.

“Foi Diretor-geral do Desporto, Chefe de Secretaria de Estado de Desporto, igualmente de Património do mesmo, e também dirigentes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB),” recordou o DG de Desporto.

A Secretaria de Estado de Juventude e Desporto está a diligenciar apoios para a familia enlutada.

Domingos Cá, natural de Bissau, falecido no passado dia 5 de Dezembro, em Portugal, aos 68 anos de idade, foi jogador, de longa carreira, na União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), teve várias internacionalizações na equipa principal da seleção nacional, e esteve igualmente uma temporada como técnico no Sporting Clube da Guiné-Bissau.

Ainda muito jovem dirigentes de Rio Ave, de Portugal vieram até Bissau buscá-lo para assinar o contrato em Lisboa. Em Portugal ainda jogou no Portimonense.
A ANG sabe de fontes familiares que os restos mortais de Agundas, vítima de doença prolongada, devem ser enterrados em Portugal, numa data por indicar.

Dans la même catégorie