APS SENEGAL-SANTE / L’investissement public et privé et la qualité des soins contrariés par une pénurie de professionnels qualifiés (responsableONG) APS SENEGAL-AFRIQUE-FOOTBALL-REACTION / Eliminatoires CAN : les Lions heureux après leur victoire contre le Burundi APS SENEGAL-JEUNESSE-TRAVAIL / Pôle emplois : les arriérés de salaires se stabilisent à 380 millions FCFA (ministre) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Qualif-CAN Maroc 2025: Le ministre Metch appelle à la mobilisation des ivoiriens du Cameroun pour le match contre le Tchad AIP L’Agence sud-africaine des routes prévoit pour 213 millions $ de chantiers dans le Cap-Oriental ANP Ouverture à Niamey de la 3ème Conférence internationale sur les changements climatiques au Sahel et en Afrique de l’Ouest ANP Une Délégation de la République d’Azerbaïdjan au Cabinet du Premier Ministre du Niger ACI Congo/Education: Ouverture imminente d’un lycée d’alphabétisation à Brazzaville et à Pointe-Noire ACI Congo/Infrastructures: Vers la construction du pont sur la rivière Noumbi MAP L’Afrique du Sud enregistre 280.000 tentatives de suicide par an

MpD enaltece medidas “assertivas” e “esforço titânico” do Governo para melhorar as condições de vida dos cabo-verdianos


  10 Novembre      33        Société (46317),

 

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – O MpD enalteceu hoje as “medidas assertivas” e o “esforço titânico” que o Governo tem vindo a fazer ao longo dos anos para promover o crescimento da economia, com propósito único de melhorar as condições de vida dos cabo-verdianos.
A afirmação foi feita pela deputada do Movimento para a Democracia (MpD) Fernanda Burgo, durante a sua intervenção na abertura do debate parlamentar com o ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, na Assembleia Nacional.
O Governo, salientou, tem respondido, em tempo útil, com medidas de política “assertivas”, afirmando que o MpD sem qualquer hesitação reconhece a dimensão e a importância do trabalho que o Governo chefiado por Ulisses Correia e Silva tem desenvolvido juntos das famílias cabo-verdianas.
“Prova disso, são os últimos dados do INE apontando para redução da pobreza extrema de 20 % em 2015 para 9,4 % no segundo trimestre de 2023. É esforço e é obra! Os dados estatísticos falam por si”, declarou, afiançando que o seu partido está convicto de que este Governo irá conseguir melhores resultados graças à sua visão na implementação de políticas públicas assertivas.
Considerou que o pilar social tem sido uma das grandes prioridades deste Governo que tem vindo a dar combate em diversas frentes para garantir o bem-estar social da sua população, dando especial atenção aos grupos mais vulneráveis através de várias medidas e programas.
Destacou, neste sentido, a implementação do Cadastro Social Único, alargamento da cobertura do acesso ao Rendimento Social de Inclusão, aumento dos beneficiários do Sistema de Protecção Social de 39,5% para 55,3% da população empregada, alargamento do acesso a cuidados de idosos, crianças e a pessoas com deficiência e o combate à Violência Baseada no Género.
Apontou, de igual modo, o alargamento e reforço da acção social escolar, aumento dos descontos da tarifa social de água e energia de 30 para 50%, redução do IVA sobre a electricidade e água de 15 para 8%, alargamento da isenção das taxas moderadoras de Saúde atingindo, no 1ª semestre de 2023, 60.000 beneficiários, e o acesso a assistência médica e medicamentosa.
Referiu ainda que o Governo tem apostado no reforço do Programa de Reabilitação de Habitação das Famílias mais vulneráveis, criação do Programa fundo MAIS, para eliminação da pobreza extrema e entre outros.
Realçou, por outro lado, que a proposta do Orçamento do Estado para 2024 é um instrumento de boa política económica e desenhada para enfrentar tempos de incerteza, com reforço de rendimentos das famílias e o aumento do investimento para proteger o futuro.
“É um Orçamento que continuará a implementar medidas estruturantes a nível de política económica e social para um crescimento vigoroso e inclusivo disponibilizando 86% do orçamento do Ministério da Família e Inclusão Social para a protecção social “, declarou, ressalvando que é um orçamento que irá reforçar todas as medidas tomadas por este Governo.

Lembrou que Cabo Verde está alinhado em termos estratégicos para a inclusão com as Nações Unidas para não deixar ninguém para trás, no quadro da Agenda 2030 para cumprir com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e com o Plano estratégico do desenvolvimento sustentável (PEDS II).
Fernanda Burgo afiançou, neste sentido, que esse compromisso está consagrado na decisão do Governo em romper o círculo vicioso da pobreza e fortalecer as acções para a redução das desigualdades sociais, e da criação de um Estado social forte que cuida, protege e cria oportunidades para o progresso social e económico.
“O Governo liderado pelo Dr. Ulisses Correia e Silva, norteia a sua política social para valores que orientam a sociedade para uma mais autonomia, liberdade, produtividade, solidariedade, pelo respeito à dignidade da pessoa humana, valorização da iniciativa privada, pelo esforço, mérito e responsabilidade individual e colectiva”, considerou.

Dans la même catégorie