ACI Monde/Football: Le Maroc s’affirme comme une puissance mondiale, selon Gianni Infantino MAP La Côte d’Ivoire bénéficiera d’un projet de la FAO destiné à promouvoir une agriculture résiliente MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation MAP Immigration irrégulière: 19 corps repêchés au large de la Tunisie AIP L’impact transformateur de l’intelligence artificielle dans le domaine des médias expliqué au cours d’une formation virtuelle AIP Eugène Dié Kacou dédicace son ouvrage « Mes meilleures CAN » AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024

MpD “suporta integralmente” a decisão do Governo de assumir o controlo da CVA – Comissão Política


  23 Juin      20        Politique (25345),

 

Cidade da Praia, 23 Jun (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD) suporta “integralmente” a decisão do Governo de assumir o controlo da Cabo Verde Airlines (CVA) como forma de garantir a continuidade futura da empresa e assegurar os postos de trabalho.

Esse posicionamento foi assumido segunda-feira, em conferência de imprensa, pelo membro da Comissão Política Nacional e Deputado Luís Carlos Silva, indicando que com esta decisão o Governo está a cumprir com os “superiores interesses” de Cabo Verde

“A CVA é um activo estratégico e uma peça-chave para a implementação da nossa visão de pais plataforma que possa prestar um relevante serviço de interligação de continentes, contribuindo assim para a elevação do sector de transportes para a condição de motor alternativo da nossa economia e para a construção da riqueza nacional”, disse.

Na perspectiva do MpD, o negócio com a Icelandair, à partida, era um bom negócio que deu resultados visíveis.

“Houve aumento de passageiros transportados em cerca 94% de 2018 para 2019, aumento do parque de aviões, atingindo os seis aviões em Dezembro de 2019, conexão com 11 cidades e interligando três continentes. Indirectamente, se verificavam outras externalidades positivas, designadamente, o aumento do volume de negócios da ASA em cerca de 10%”, exemplificou.

Contudo, adiantou que a pandemia de covid-19 veio pôr termo à situação favorável, já que, à semelhança dos outros países, Cabo Verde decidiu pela suspensão dos voos, tendo provocado a paralisação completa da CVA, anulando a actividades comerciais da empresa que, entretanto, manteve as despesas fixas com salários e serviços mínimos.

“Perante essa nova realidade, o Governo encetou negociações com o accionista Lofleidir em busca de uma nova solução que permitisse, por um lado, a manutenção dos postos de trabalho de aproximadamente 300 colaboradores e, por outro, que viabilizasse o reinício das operações”, explicou.

Um novo acordo foi celebrado em Março de 2021, entre o Estado e o parceiro estratégico, e previa a cedência de ambas as partes em diferentes matérias e compromissos e responsabilidades das partes para permitir o objectivo de reinício das operações de forma organizada e sem sobressaltos.

O governo, conforme adiantou, tem assumido as suas responsabilidades e, inclusive, tem participado para além da sua responsabilidade.

Afirmou, porém. Que tendo feito uma análise sobre o cumprimento do acordo, se concluiu que, “infelizmente, a outra parte não tem demonstrado níveis de engajamento e determinação necessários” para manter a confiança na empresa e garantir a continuidade futura da empresa.

“Agora é momento de decisão. Ou o parceiro está engajado e se revê na visão de fazer essa trajectória do deserto para voltarmos, no pós-pandemia, aos números que tínhamos em 2019, ou o parceiro não está. E o parceiro não estando, o Governo assumindo que quer fazer esse percurso, nós teremos que fazer esse percurso, por agora, sozinhos e no futuro mobilizar outro parceiro”, sustentou.

O porta-voz do MpD realça que o Governo não podia deixar a companhia falir e perder os postos de trabalho e o activo estratégico que a CVA representa.

“Não é uma opção para Cabo Verde, não é uma opção para o Governo nem para o MpD. O MpD acredita que é possível salvar os postos de trabalho e salvar a empresa. Se o parceiro não consegue acompanhar Cabo Verde nessa tarefa, faremos a caminhada sozinha”, realçou.

Questionado se neste momento, tendo em conta todos os engajamentos do Governo, a Lofleidir é devedora ou credora do Estado de Cabo Verde, o porta-voz do MpD adiantou que esta é uma conta que deve ser feita para se chegar a um acordo.

“O que interessa neste momento é que o MpD suporta o Governo nesta decisão porque o partido tem o entendimento de que a CVA é uma peça estratégica para instalação do país Plataforma”, disse, descartando também possibilidade da CVA abandonar o negócio aéreo internacional para dedicar-se às operações domésticas.

Sobre o pedido do PAICV para que o negócio da CVA seja investigado pela Procuradoria-geral da República, disse que o “PAICV se apresentou igual a si mesmo”, ou seja, “acusando, caluniando sempre, levantando suspeições, mas sem nunca apresentar provas”.

“É estratégia política de terra queimada”, afirmou.

Em Março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da então empresa pública TACV, por 1,3 milhões de euros à Lofleidir Cabo Verde, empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (grupo Icelandair, que ficou com 36% da CVA) e em 30% por empresários islandeses com experiência no sector da aviação, (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).

Este domingo, 20, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou a decisão do Governo de reverter a privatização dos 51% do capital da Cabo Verde Airlines (CVA) que estão na posse da Icelandic.

Dans la même catégorie