AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Mundial 2022/Oficial Média da FFGB qualifica os “Djurtus” de heróis nacionais


  7 Octobre      115        Sport (12593),

 

Bissau,07 Out 21(ANG) – O Oficial média da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB) qualifica os jogadores da seleção nacional de futebol(Djurtus) de autênticos heróis nacionais porque defrontaram a sua congénere de Marrocos horas depois de sofrerem intoxicação alimentar.
Edgar Pires falava à imprensa desportiva guineense em Rabat, no final do encontro entre Marrocos e a Guiné-Bissau, no qual a equipa anfitriã ganhou a turma nacional Os Djurtus por cinco bolas à zero.

“Os nossos atletas podiam até não jogar tendo em conta que passaram toda a noite sem dormir, o que para nós é um terror, mas mesmo assim, porque são profissionais, decidiram ir ao jogo sacrificando, em nome da pátria e por isso sofreram muito no retângulo do jogo”, explicou.

Disse que não importa o resultado, mas sim a dignificação ao país , acrescentando que, em nome de fair play, de facto, eles são heróis, desde o guarda redes Jonas Mendy até ao último atleta.

“Com o resultado, muitos podem criticar, mas devem ter o respeito para os nossos futebolistas, porque deram os seus suores e sacrificarm em nome da pátria. Vemos os comentários a volta do jogo, que para nós, são normais, mas os insultos são demais.Não vamos responder a ninguém, porque os trabalhos estão sendo feitos, de forma séria, para apurar os responsáveis pelo o que aconteceu”, disse.

O Oficial Mèdia da FFGB afirmou que, para os que viram o jogo percebem claramente a debilidade física dos jogadores da Guiné-Bissau, tendo em conta o que passou, porque nada foi inventado e não foi os guineenses que alegadamente fizeram para que os jogadores passassem aquela intoxicação alimentar.

“Aliás não é a primeira vez que isso acontece aqui em Marrocos. A seleção de Gabão passou por esta situação em 2017, portanto, as pessoas devem estar atentas à certas informações que veiculam”, disse.

Por sua vez, um dos elementos da equipa de imprensa da FFGB, Valdumar Tchongo afirmou que todos os jogadores que estiveram no jogo de quarta-feira frente ao Marrocos estão hoje de repouso e sob a inspecção médica de forma a poderem descongestionar da intoxicação que sofreram.

“A seleção nacional vai estar todo o dia de hoje de repouso sem nenhum treino e o defesa central, Opá Songanté que saiu do jogo de ontem lesionado, já está a recuperar-se, paulatinamente”.

A selecção nacional de futebol da Guiné-Bissau volta a defrontar a sua congénere de Marrocos no próximo sábado, em Casablanca, para a quarta jornada de qualificação para o Mundial Qatar 2022.

Dans la même catégorie