MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Música: Jorge Neto em coma induzido após ter sido submetido a uma cirurgia em Lisboa


  3 Janvier      202        Arts & Cultures (3077), Musique (512),

 

Cidade da Praia, 03 Jan (Inforpress) – O cantor cabo-verdiano Jorge Neto continua em coma induzido depois de ter sido submetido a uma cirurgia de urgência na cabeça, num dos hospitais de Lisboa, em Portugal.
Segundo informações avançadas esta quinta-feira à Inforpress pelo ‘manager’ do artista, Augusto (Gugas) Veiga, Jorge Neto sofreu um duplo Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 30, em casa, mas antes disso quando tentava viajar para Cabo Verde, onde tinha agendado um show de passagem de ano em São Vicente, sentiu-se mal no aeroporto de Lisboa.
“Ele estava com tensão muito alta e não o deixaram viajar. Ali mesmo foi-lhe medicado e quando estava a sentir-se melhor foi envidado para casa. Em casa, sozinho, porque a família estava em Holanda, teve um duplo AVC no dia 30 e ninguém deu conta, até que o seu irmão que lhe foi visitar encontrou-o sem falar muito e sem mexer muito, mas este negou ir a um hospital” informou.
Gugas Veigas explicou ainda que só no dia 31 é que Jorge Neto foi levado ao hospital, quando a sua esposa, que estava em Holanda, antecipou a sua viagem para Portugal.
Entretanto, quando chegaram ao hospital os médicos informaram a família que o estado de saúde do artista é crítico porque demoraram muito para o levar aos serviços hospitalares e que este apresentava “muito sangue num dos lados do cérebro”.
No mesmo dia o artista foi submetido a uma operação de emergência de várias horas e de momento, segundo avançou Gugas Veiga, está ainda em coma induzido e as próximas 48 horas são “fundamentais” para ver a sua reacção.
De referir que, este é o segundo AVC que o artista sofre, uma vez que em finais de 2012 também passou pela mesma situação.
Filho de mãe cabo-verdiana, Jorge Neto nasceu em São Tomé e Príncipe em 1964. De seguida fez os estudos secundários em Portugal e para fugir ao serviço militar obrigatório, emigrou para a Holanda.
Tornou-se conhecido do público cabo-verdiano ao participar, enquanto representante da diáspora, numa edição do concurso “Todo Mundo Canta”, na década de 1980.
Fez sucesso na Holanda e noutros países da diáspora, bem como em Cabo Verde ao lado da mítica banda Livity, enquanto vocalista.
Acarinhado pelo público pela sua energia em palco, que já lhe valeu um galardão nos Cabo Verde Music Awards, Jorge Neto viria a sofrer, em finais de 2012, um AVC, do qual levou algum tempo a recuperar-se.
Em 2016 foi homenageado na segunda edição da gala Somos Cabo Verde com o prémio mérito e excelência.
Actualmente reside em Portugal com a mãe, a mulher e os filhos.
Depois de 11 anos sem gravar um disco, Jorge Neto lançou em 2016 “Nha Palco”.
Do seu currículo constam agora nove álbuns, nomeadamente “Dja ca Da”; “Jorge Neto”; “Papia Bu Manera”; “Dia Diferente”; “Neto e Cabo Verde”; “Boca Povo”; “Rapaz Novo” e “Harmonia”, estes dois últimos ao lado dos Livity, e por último “Nha Palco”.

Dans la même catégorie