AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Navio ESER de novo em concurso público para alienação


  15 Septembre      87        Sport (12592),

 

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O Estado de Cabo Verde, através da Direcção Geral do Património e de Contratação Pública (DGPCP), volta a lançar concurso para alienação do navio ESER, arrestado em 2019 na maior apreensão de drogas de sempre no País.
Num anúncio publicado na edição de hoje do Jornal Expresso das Ilhas, a DGPCP justifica que esta que é a segunda alienação da embarcação se deve ao facto de o concorrente vencedor do primeiro concurso ter incumprido “em absoluto” as responsabilidades legais.
Na sequência, informou a mesma fonte, o concorrente vencedor foi posteriormente considerado como desistente e, em consequência, o concurso foi declarado anulado.
Assim como da primeira vez, esta segunda alienação por concurso público será mediante proposta em carta fechada, tendo como base de licitação 70 milhões de escudos cabo-verdianos.
Lê-se ainda no anúncio que o acto público de abertura das propostas acontece no dia 01 de Outubro de 2021, na sala de conferências do edifício do Ministério das Finanças, na cidade da Praia.
Para os interessados, o navio, que se encontra atracado no Porto da Praia, pode ser visitado no dia 23 de Setembro, das 09:00 até às 13:00, mediante marcação prévia com, pelo menos, um dia de antecedência.
O navio ESER foi surpreendido no porto da Praia no dia 31 de Janeiro de 2019 com dez toneladas de cocaína a bordo, quando fez uma escala técnica obrigatória para reportar o falecimento de um dos 13 tripulantes russos.
Foi a maior apreensão de estupefacientes em Cabo Verde, mas a operação foi toda ela monitorada pelo MAOC-CV, que forneceu os dados da embarcação com bandeira do Panamá que saíra daquele país da América latina com destino a Marrocos.
Os 12 russos foram detidos, mas outro deles morreu na cadeia de São Martinho.
Os onze restantes acabaram julgados e condenados a 10 e 12 anos de prisão e o ESER confiscado a favor do Estado, que viria a alienar a embarcação no início deste ano por 78 mil contos, a favor de Damião Barros, emigrante nos EUA, e representante de um grupo americano, mas o negócio não avançou.
O navio ESER tem 99,29 metros de comprimento, 14 de largura e dispõe de um porão corrido com capacidade para transportar 194.000 cbf de carga seca a granel/contentores. Foi construído em 1984 na Alemanha com motor principal da marca MWM em linha com seis cilindros.

Dans la même catégorie