AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

NOSi e POINT Systems da Hungria assinam parceria a nível infra-estruturas, gestão de identidade e capacitação


  10 Juin      47        Economie (20813),

 

Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) e a empresa húngara POINT Systems, assinaram hoje, na Cidade da Praia, um memorando de entendimento a nível da melhoria de infra-estruturas, gestão de identidade e capacitação.

Em declarações à imprensa, após a assinatura do documento, o presidente do Conselho de Administração do NOSi, Carlos Tavares Pina, considerou que se trata de uma nova oportunidade da instituição para diversificar as suas parcerias estratégicas, sendo a Hungria um país muito avançado a nível de ciência e tecnologia.

O POINT Systems é uma empresa com uma larga experiência a nível de infra-estruturas, soluções de Data Center, de Cyber Segurança, certificação, bem como a identidade e autenticação digital”, precisou Carlos Tavares Pina, apontando que de entre essas valências o NOSi vai priorizar a capacitação.

De acordo com o responsável, no âmbito do programa NOSi-Academia pretende-se com este memorando criar oportunidades de inserir os jovens cabo-verdianos em novos mercados, principalmente nos países da África Ocidental, onde a empresa húngara tem representações.

A assinatura deste protocolo de cooperação,  segundo Carlos Tavares Pina, vai ser também uma forma de a empresa cabo-verdiana fazer parcerias com outros países da Europa Central e do Leste, “que têm países que são líderes a nível do digital”.

O presidente do NOSi informou, ainda, que o memorando assinado tem aplicação “imediata”, sendo que doravante vão ser exploradas as soluções de financiamento e eventuais linhas de crédito para que, juntamente com o Governo, essa parceria seja materializada.

Por sua vez, o CEO do POINT Systems, László Kovács, disse que com essa parceria a empresa vai “crescer mais ainda” em África, dado que Cabo Verde tem instalado todas as condições a nível digital.

László Kovács adiantou que com esse protocolo a empresa  vai trazer novas tecnologias para Cabo Verde, ajudar o Data Center na questão da certificação, na formação dos jovens cabo-verdianos.

Avançou ainda que vai se aproveitar o acordo já existente entre os dois países no sector da educação para levar jovens cabo-verdianos para estudar na Hungria.

Dans la même catégorie