MAP Nigeria: Une centaine de détenus s’évadent de prison suite à de fortes pluies MAP Tunisie: Nouvelle vague d’expulsions de migrants subsahariens MAP Le Sahara marocain, un levier pour le renforcement de l’espace afro-atlantique et du Sahel (Forum) AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts) MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines

Novo Governo: Ulisses Correia e Silva garante que “o primeiro objectivo é o emprego”


  21 Mai      23        Politique (25363),

 

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – Ulisses Correia e Silva, que tomou posse esta quinta-feira para o segundo mandato como primeiro-ministro de Cabo Verde, garantiu que o primeiro objectivo é garantir o emprego para as pessoas, seguido da eliminação da pobreza extrema no País.

“O primeiro objectivo é o emprego, o segundo eliminação da pobreza extrema e redução da pobreza absoluta e iremos consegui-lo através de maior crescimento económico, mas também de políticas de inclusivas”, disse em declarações aos jornalistas, momentos depois de ser empossado primeiro-ministro.

Ulisses Correia esclareceu ainda que quando fala em eliminar a pobreza extrema, significa não só injectar mais rendimento, nomeadamente rendimento social de inclusão para abranger todas as famílias em situação de pobreza extrema, mas também do acesso à educação, saúde, segurança social e habitação condigna.

“Depois, temos outras iniciativas que têm a ver com o aumento da resiliência. Quando falamos da necessidade de adaptação da nossa agricultura às condições de Cabo Verde, significa mobilizar água que não depende apenas da chuva. Estamos a investir fortemente nessa área de transição energética para reduzirmos a dependência dos combustíveis fósseis”, disse.

Ulisses Correia e Silva afirmou ainda que a Economia Azul é um “grande potencial” para a diversificação da economia, que a Economia Digital é um outro potencial “muito grande” e que é preciso continuar a fazer uma aposta ainda muito mais forte na indústria, naquilo que Cabo Verde tem capacidade de fazer.

“Portanto, é entre a economia, o social, a inclusão e forte aposta institucional que nós iremos criar as condições para que o próximo mandato seja um mandato de facto em contexto diferente daquilo que nós vivemos desde 2016 e que possa acelerar o processo de desenvolvimento sustentável”, referiu.

O VIII Governo Constitucional da segunda República, com 28 membros, tem mais oito em relação à legislatura anterior, dos quais cinco mulheres, uma a mais em relação à IX Legislatura.

Dans la même catégorie