AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien)

Novo ministro promete melhorar o setor


  3 Mai      42        Politique (25314),

 

Bissau, 03 mai 21 (ANG) – O novo ministro de Saúde Pública, Dionísio Cumba prometeu dar toda a sua energia para melhorar e modificar o setor, num claro reconhecimento das fragilidades existentes no sistema sanitário guineense.
A promessa foi dada esta segunda-feira após a sua tomada de posse como novo ministro de Saúde nomeado recentemente no quadro da remodelação feita no executivo de Nuno Gomes Nabian, no dia 24 de Abril, devido a sua ausência no país na altura de empossamento de novos membros do Governo.
Dionísio Cumba admite assumir um desafio muito difícil, mas disse estar esperançado de que vai ultrapassar as barreiras com a colaboração de todos os profissionais de saúde que trabalham dia-a-dia neste momento difícil com a situação da Covid-19 e da imprensa, que sempre estão em contato com a população.

“Vamos fazer um diagnóstico para identificar os problemas que existem no interior do país e tentar minimizar o sofrimento da nossa população”, disse.

Questionado sobre a forma como vai encarrar a situação de desvio de dinheiro pertencente à região sanitária de Bafatá, Cumba disse esperar que a justiça faça o seu trabalho para poder entender o que realmente aconteceu, porque “é uma situação que traz alguns desconfortos a nível do sistema de saúde do país”.

Ao responder a questão sobre a situação em que se encontra o Hospital Raul Floureau que está há alguns meses sem alimentação, aquele responsável disse que não tem conhecimento sobre a referida situação, mas que vai sentar-se com o seu antecessor, António Deuna para se passar em revista toda a problemática do sector.

“E vamos ver junto do governo, o que podemos fazer para resolver esses problemas. Sabemos que o país tem grandes dificuldades, mas todos juntos, penso que seremos capazes de melhorar algumas coisas”, frisou Cumba.

O titular da pasta de Saúde Pública mostrou a sua disponibilidade em dialogar com os sindicatos dos profissionais de saúde que têm estado em greves contínuas.

“Vou fazer o que está no meu alcance e propor ao Governo soluções para poder melhorar a situação. A greve é um direito que cada trabalhador tem, não podemos proibir. Mas acho que, se sentamos a volta de uma mesa e com um bom diálogo muita coisa vai ser ultrapassada”, prometeu.

Dans la même catégorie