ANP Année scolaire 2024-2025 : Un deuxième lot de fournitures scolaires acheminé dans les établissements scolaires ANP Niamey : Rencontre d’échanges entre le PM et les responsables de l’initiative Scaling Solaire. ANP Une délégation de la banque mondiale au cabinet du Premier Ministre MAP Eliminatoires de la CAN-2025 (5è et 6è journées) : Reda Belahyane remplace Amir Richardson MAP LDC féminine de la CAF-2024: L’AS FAR « toute puissante » face aux Congolaises de Mazembe (3-1) MAP L’UM6P partage la vision d' »une Afrique forte et résiliente » au Forum de Paris sur la Paix (M. El Habti) APS SENEGAL-POLITIQUE-MEDIAS / Législatives anticipées: des acteurs sensibilisés sur les méfaits de la désinformation APS SENEGAL-AGRICULTURE / Agroécologie : Mabouba Diagne promet l’aide des pouvoirs publics à la DYTAES APS SENEGAL-AFRIQUE-FOOTBALL / Ligue des championnes : les Aigles de la Médina s’inclinent devant University of Western Cape, 0-2, lors de leur deuxième match APS SENEGAL-ECONOMIE-NECROLOGIE / Mamadou Moustapha Ba sera inhumé mercredi à Nioro, selon sa famille

“Novo pacote do Millennium ChallengeCorporation é um grande acontecimento para Cabo Verde” – primeiro-ministro


  15 Décembre      105        Economie (22754), Politique (26993),

 

Mindelo, 15 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro considerou hoje, em São Vicente, que a eleição de Cabo Verde para um novo pacote do Millennium ChallengeCorporation é “um grande acontecimento, uma distinção para o país e sua democracia, desempenho económico e credibilidade externa”.
Na sua primeira reação ao anúncio da tarde de quinta-feira, 14, do Millennium ChallengeCorporation, à comunicação social, Ulisses Correia e Silva sustentou que o momento é de celebrar este “momento importante”.
Tal significa, continuou o primeiro-ministro, que nos próximos tempos o Governo irá trabalhar no sentido de concluir as fazes seguintes, ou seja, indicar um coordenador nacional do programa, que irá trabalhar directamente com o Millennium ChallengeCorporation e trabalhar toda a preparação de projectos a serem apresentados.
“Ainda não há montantes, no momento próprio serão definidos, agora teremos de fazer as fases que são necessárias para podermos identificar bons projectos de âmbito nacional e regional africano, termos uma boa equipa e depois iniciar as negociações”, precisou o chefe do Governo.
Da mesma forma, os projectos ou áreas de interesse farão parte das fases posteriores do processo porque, segundo Ulisses Correia e Silva, o processo está agora despoletado, com a eleição de Cabo Verde, afectação do interesse do país versus interesse dos Estados Unidos relativamente à participação e depois as fases seguintes.
Questionado sobre o pronunciamento do Presidente da República, que elogiou o Governo e o primeiro-ministro na sequência da selecção do país para mais este compacto e se as relações estão normalizadas, o primeiro-ministro considerou que com José Maria Neves nunca houve relações fora do que são as relações institucionais.
“Os posicionamentos acontecem, mas estamos na normalidade institucional, o que é importante”, finalizou.
Cabo Verde foi seleccionado pelo Conselho de Directores do Millennium ChallengeCorporation para um novo compacto no quadro do programa de concessão de cinco anos, um “passo em frente” na concretização dos objectivos partilhados com o desenvolvimento e um futuro mais promissor para Cabo Verde e fortalecer a resiliência económica e social do país.
O primeiro-ministro iniciou hoje uma visita à ilha de São Vicente, no decurso da qual presidiu ao lançamento da primeira pedra para a construção da maternidade e pediatria do Hospital Baptista de Sousa, ao lado do embaixador da China, XuJie, país que financia o projecto em 1,2 milhões de contos.
Ainda hoje, Ulisses Correia e Silva cumpre um programa de visita a diversas instituições sociais da ilha, incluindo creches, lares de idosos e centros de acolhimento, para levar uma mensagem de boas festas e confraternização.

Dans la même catégorie