MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse)

Novo Título de Residência de Estrangeiros vai garantir “boa inclusão” e recepção do cidadão estrangeiro – ministro


  30 Juillet      35        Politique (25313),

 

Cidade da Praia,30 Jul (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, disse que o novo Título de Residência de Estrangeiros (TRE), apresentado quinta-feira na Praia, vai garantir “boa inclusão” e recepção do cidadão estrangeiro em Cabo Verde.
Paulo Rocha falava quinta-feira à imprensa após o lançamento oficial de recolhas de dados biométricos e biográficos, com vista à emissão do novo Título de Residência de Estrangeiros.
“Essencialmente a importância primeira é garantir um documento seguro com procedimentos mais ágeis, um documento que também seja inclusivo porque é igual ao documento de identificação nacional, só muda a qualidade do estrangeiro”, disse.
Paulo Rocha explicou que os procedimentos de solicitação e aquisição são os mesmos, num mesmo balcão único e integrado, seja para passaporte do cidadão nacional, seja para o TRE, que pode ser solicitado também noutros espaços como a Casa do Cidadão.
“No fundo, é garantir condições para uma boa inclusão e recepção dos cidadãos estrangeiros, conscientes da importância da imigração no nosso País. Nós temos a consciência de que o processo do cidadão estrangeiro de conseguir documento de residência, ao longo dos anos, não tem sido fácil”, disse
“Hoje estamos a criar condições para garantir, em definitivo, melhores condições, numa perspectiva sempre de inclusão e também no sentido de reduzirmos os prazos de entrega da documentação”, continuou.
O governante avançou ainda que se fez a digitalização de todos os processos que existiam em suporte papel desde 1976 e que há hoje um sistema informatizado de informação de residência de estrangeiros a funcionar em todo o País, em todos os espaços da Casa do Cidadão e da Polícia.
“Estamos a dar um passo importante para a resolução deste problema. Agora vamos começar a acelerar o processo, garantir uma boa articulação, de Santo Antão à Brava, para que este desiderato seja cumprido”, sublinhou.
Segundo Paulo Rocha, o maior desafio é o desafio da documentação, tendo em conta que muitos imigrantes têm problemas com a documentação dos países de origem, mas, garantiu que as autoridades nacionais estão a criar condições para gradualmente reduzir estes prazos.

Dans la même catégorie