MAP Rabat : coup d’envoi de la 33ème session de la Conférence régionale de la FAO pour l’Afrique MAP L’Angola s’engage à concilier la croissance économique et la protection de l’environnement APS SENEGAL-GOUVERNEMENT-JUSTICE / Le président Faye appelle à finaliser le projet de loi sur la protection des lanceurs d’alerte APS SENEGAL-GOUVERNEMENT / Un rapport sera dressé pour chaque passation de service, annonce Bassirou Diomaye Faye – Agence de presse sénégalaise – APS MAP Ouverture à Oujda du 4ème Salon maghrébin du livre « Lettres du Maghreb » MAP Rabat : Ouverture de la Conférence ministérielle régionale de l’Afrique du Nord sous le thème « Panafricanisme et Migration » APS SENEGAL-POLITIQUE-GOUVERNEMENT / Bassirou Diomaye Faye préconise un conseil interministériel sur le secteur hydraulique – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-GOUVERNEMENT-RELIGION / Le président Faye annonce la création d’une direction des Affaires religieuses et de l’Insertion des diplômés de l’enseignement arabe APS SENEGAL-UNIVERSITES-ENTREPRENEURIAT / USSEIN : cinq projets d’étudiants entrepreneurs financés à hauteur de 20 millions de francs CFA APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE-REACTION / Le président Faye en Mauritanie : un “indice spécial” des relations séculaires entre Dakar et Nouakchott (ministre

Nutricionista chama a atenção para doenças de origem alimentar muito frequentes no Verão


  24 Août      52        Alimentation (276), Santé (15358),

 

Cidade da Praia, 24 Ago (Inforpress) – A nutricionista Alzerina Rocha chamou hoje a atenção para as doenças de origem alimentar, nomeadamente as infecções e intoxicações alimentares, que provocam sintomas como diarreia, vómitos e febre, muito frequentes no Verão, sobretudo nas crianças.

Alzerina Rocha, também presidente da Associação Cabo-verdiana dos Nutricionistas, falava à Inforpress, na Cidade da Praia, sobre a importância de redobrar os cuidados na alimentação nesta estação do ano em que muitos utentes, sobretudo crianças, dão entrada nos hospitais e centros de saúde com sintomas de doenças de origem alimentar.

“O Verão é a estação do ano em que o cuidado com a alimentação deve ser redobrado devido ao aumento da temperatura e à exposição do corpo ao sol, porque o componente físico vai assumir um papel bastante importante neste período. O nosso metabolismo durante o Verão é inferior, isto significa que o nosso organismo faz um menor esforço para manter a temperatura corporal porque a temperatura já está quente”, explicou a especialista.

É por isso, prosseguiu, que o Verão é uma estação propícia para o aumento do peso corporal, sendo também esta alta temperatura que faz com que ocorram doenças de origem alimentar, daí assinalou, a importância de apostar numa alimentação mais saudável e cuidada.

“Todos os anos no Verão deparamos com várias doenças de origem alimentar próprio do descuido com a preparação, conservação e com a manipulação os alimentos e quando há esse descuido nesse processo logo surgem as doenças de origem alimentar, que incitam sintomas como diarreia, vómitos, dor de barrigas, febre, dor de cabeça, calafrios e dor nos músculos”, precisou Alzerina Rocha.

O Verão, reforçou a médica, é uma estação propícia para aparecimento e multiplicação dos microrganismos mormente bactérias e vírus, derivado do aumento da temperatura, da humidade.

Das doenças, indicou, as infecciosas que são aquelas causadas por bactérias que contaminam os alimentos e águas e provocam as intoxicações alimentares.

Dado a isso, aquela responsável chamou atenção da população para as condições de conservação e confecção dos alimentos consumidos nesta época e, principalmente, seleccionar bem os locais para prática de refeições fora de casa.

“É difícil detectar uma doença de origem alimentar”, disse explicando que há pessoas que consomem alimentos contaminados e águas contaminadas, que sentem os sintomas na hora, mas há outras que podem desencadear estes sintomas depois de um, dois até três dias e até semana dependendo da contaminação.

Sendo assim, Alzerina Rocha deixou alguns cuidados a se ter no Verão, já que a aposta é na prevenção, deste modo, aconselhou alimentos bem cozidos, à temperatura 70 graus, dar preferência a sopas, guisados e estufados, saladas e legumes, e ter atenção à higienização, dos alimentos, utensílios e das mãos especialmente das crianças.

“A hidratação do organismo é extremamente fundamental, é aconselhável sucos naturais”, acrescentou a médica, ressalvando que se deve evitar refrigerantes e sucos concentrados, comprar alimentos expostos ao sol, evitar alimentos mal cozidos, como ovos mal passados, carne crua, ter atenção a cor da carne que deve ser vermelho claro e não escuro, acastanhado, marrom ou esverdeado.

“Deve-se ter em atenção os alimentos que levam os ingredientes como leite e ovo porque desenvolvem bactérias com muita facilidade quando são mal conservados e preparados. Por exemplo, o ovo pode desenvolver uma bactéria muito perigosa, a salmonela pode causar doenças graves ou muitas vezes levar a morte”, concluiu a especialista.

Dans la même catégorie