MAP Une délégation paraguayenne salue la dynamique de développement à Dakhla-Oued Eddahab MAP Le Togo n’exclut pas de rejoindre l’Alliance des Etats du Sahel MAP La Côte d’Ivoire en phase d’élaboration de son PND pour la période 2026-2030 MAP Les relations entre le Maroc et le Malawi connaissent une évolution significative ces dernières années (M. Bourita) MAP Conflit au Soudan: Des milliers d’enfants menacés par la malnutrition aiguë sévère en 2025 (ONU) Inforpress São Vicente: Dirigente do clube Salamansa queixa-se de problemas com o transporte das suas equipas de futebol Inforpress Cenorf de porta fechada por falta de técnicos ortoprotesistas reconhecidos pela ARES no país Inforpress Custo do funcionamento da democracia sem ligação a maior ou menor dimensão dos governos – PM Inforpress Mundial/Andebol: Cabo Verde estreia-se hoje na Croácia diante da Islândia ACI Congo/FAC: Plus de 200 agents du Kouilou et de Pointe Noire portent leurs insignes

Obras Públicas/Ministro diz que as obras de construções das vias urbanas de Bissau podem ser concluídas em 2025


  30 Décembre      7        Société (47766),

 

Bissau, 30 Dez 24 (ANG ) – O ministro das Obras Públicas, Habitações e Urbanismo, disse que, se se continuar com mesmo ritmo de trabalho , as construções das estradas das vias urbanas de Bissau podem ser concluídas até final de 2025.

José Carlos Esteves falava, no Domingo, em jeito de balanço das obras de recuperações e construções de vias rodoviárias à nível nacional.

Disse que os desafios de infraestruturação do país estão em marcha, em cumprimento dos objetivos definidos no programa do Governo.

« Ainda em Bissau temos a estrada de centura sul, financiado pelo Banco Árabe de Desenvolvimento Africano (BADEA). Foi feita a via de São Paulo , resta concluir o troço de Enterramento que vai até ao Porto de Alto de Badim e depois dos Combatentes até Cumeré e Nhacra”, disse.

O governante afirmou tratar-se de um projecto que já tem a confirmação do financiamento de BADEA , e diz que a atualização dos estudos estão em curso , devendo até Março ser entregue o dossiê para ser lançado o concurso até Junho, para se começar as obras.

José Carlos Esteves destacou que a autoestrada Aeroporto-Safim já está na fase final, para sua entrega e que as obras de construção da estrada Safim/Npak, cujo concurso já foi lançado, já tem concluído a fase de avaliação.

Segundo o ministro Esteves, o contrato para a realização dessa obra vai ser assinado em Janeiro do próximo ano e no mês seguinte as obras devem arrancar, ao mesmo tempo que vão ser realizadas as obras de manutenção das Pontes de João Landim e São Vicente.

Acrescentou que as obras de reabilitação da estrada de Farim / Dungal já está em curso e também a estrada de transportes rurais, que sai de Bigene até Farim, se encontra na última fase, na ponte sobre rio Caur , podendo ser entregue em Fevereiro próximo.

« Também já assinamos o contrato para a construção da estrada de Bokê/ Quebo, e já começamos a mobilização de empreiteiro e as condições estão criadas para trazer máquinas e começar as obras”, afirmou.

O governante disse que a reabilitação das vias urbanas de Bafatá e Gabu já estão em execução pela empresa Areski e que a estrada que liga Bissau até Biombo, que tem uma parte de reabilitação e uma parte de construção, também já têm um contrato assinado e tendo a empresa já começado a fazer desvios.

“Todos estes projetos estão em marcha e agora só falta fazer a montagem do dossiê Safim /Jugudul . A outra parte que requer grandes reabilitações, de Jugudul até Gabu vai começar a partir de Janeiro ou Fevereiro de 2025″disse.

José Carlos Esteves disse que a via Bantandjam/Buba já dispõe de um contrato feito no quadro de projeto Buba-Catio e que prevê-se que seja financiado pelo Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) , e que o Aresky deve fazer a sua manutenção , sendo que uma arte já está feita, faltando para terminar a outra parte, após a qual será aberta uma portagem em Buba.

O ministro José Carlos revelou que têm em carteira as reabilitações das estradas de norte, concretamente Bula-Canchungo, Bula até Cacheu, Bula-Binar, Bissorã até Mansoa .”Se se continuar com o ritmo atual , até Novembro de 2025, todo o objetivo do Governo será alcançado”, disse.

Dans la même catégorie