ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba MAP Inondations en Tanzanie: le nombre de morts grimpe à 155

PAICV escolhe nova liderança em Dezembro deste ano e anuncia presidente interino nos próximos dias


  31 Mai      46        Politique (25364),

 

Cidade da Praia, 31 Mai (Inforpress) – As eleições internas do PAICV para a escolha do novo líder serão realizadas no dia 19 de Dezembro deste ano, e “nos próximos dias” será escolhido o presidente interino, avançou este sábado o porta-voz do Conselho Nacional, Julião Varela.
Julião Varela, que é secretário-geral do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), falava à imprensa, à margem do Conselho Nacional do partido que esteve reunido este sábado na Cidade da Praia.
Quanto a interinidade do presidente, adiantou que “nos próximos dias” será realizada a reunião da Comissão Política para a escolha do presidente interino, que comandará os destinos do partido até as eleições internas de Dezembro, acrescentando que o Congresso Nacional terá lugar em Janeiro de 2022.
“A presidência do partido é uma questão que será tratada na próxima reunião da Comissão Politica Nacional. De acordo com os nossos estatutos, deverá haver uma reunião comunicada expressamente para o efeito, portanto, o Conselho Nacional tomou o conhecimento do pedido de demissão caberá agora a Comissão Politica resolver esta questão da substituição”, asseverou.
Julião Varela elucidou, neste sentido, que o próximo líder interino do maior partido da oposição será conforme o estatuto, podendo ser escolhido um dos vice-presidentes do partido.
Durante a reunião da sessão ordinária do Conselho Nacional foram ainda apresentadas, discutidas e aprovadas as contas de 2020 e a proposta de orçamento para 2021.
A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, colocou o cargo à disposição na sequência da segunda derrota do partido frente ao Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições legislativas, realizadas a 18 de Abril deste ano.

Dans la même catégorie