AGP GUINÉE : L’APAC ÉCHANGE AVEC LA PRESSE SUR LA PRATIQUE DU JOURNALISME PAR LES FEMMES AGP GUINÉE : LE PM ÉCHANGE AVEC LE PRÉSIDENT DU CONSORTIUM WINNING SIMANDOU APS SENEGAL-INSTITUTIONS-PASSATION / Macky Sall invite le gouvernement à préparer les dossiers de passation de pouvoirs APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Des patrouilles mixtes sénégalo-gambiennes pour prévenir les différends frontaliers APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Habib Léon Ndiaye rassure sur la mise en œuvre du Plan stratégique de développement du théâtre APS AFRIQUE-BENIN-FOOTBALL / Gernot Rohr, sélectionneur du Bénin : “Je n’ai pas la même profondeur de banc que l’effectif du Sénégal” APS AFRIQUE-INFRASTRUCTURES / La BOAD approuve un prêt de 23 milliards pour la route Labé-Mali-Kédougou-Fongolembi APS SENEGAL-FOOTBALL-FORMATION / Matam : NSFCI veut rendre ses joueurs plus “compétitifs” en maximisant leur visibilité APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-RESULTATS / Bassirou Diomaye Diakhar Faye déclaré vainqueur avec 54, 28 % (résultats provisoires) APS SENEGAL-AFRIQUE-LITERRATURE-DISTINCTION / Eric Chacour, un auteur égypto-canadien, remporte le Prix des 5 continents de la Francophonie 2024

Paralímpico: Marilson Semedo diz-se preparado para atacar a qualificação para Jogos Paralímpicos


  10 Mars      51        Sport (12588),

 

Cidade da Praia, 10 Mar (Inforpress) – O paralímpico internacional cabo-verdiano Marilson Semedo, medalha de ouro africano no lançamento de dardo, considera estar preparado para atacar a qualificação Tóquio’2020 no “Gran Prix” da Tunísia, mas clama uma “melhor atenção das autoridades” para com os praticantes.
Marilson, que retomou os treinos intensivo no Estádio Nacional, em Achada São Filipe, desde Dezembro, adiantou a Inforpress que sonha alcançar os mínimos nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de dardo e disco, na prova que se realiza de 15 a 22 de Março, para se qualificar para os Jogos Paralímpicos Tóquio’2020.
O atleta, que aguarda gratas recordações deste país do Norte de África, já que foi ali que em 2018 ganhou a medalha de ouro nos Jogos Africanos no lançamento de dardo, promete ainda fazer o melhor para voltar a levantar a bandeira cabo-verdiana ao mais alto nível e conquistar o passaporte para Tóquio.
Considerando que teve de quebrar todo o processo de treinamento, por causa da pandemia da covid-19, Semedo foi claro em afirmar que a longa paragem foi “bastante frustrante”, alegando que nos finais de 2019 e início de 2020 estava totalmente focado nos trabalhos de preparação e que já tinha um ritmo alto para superar as suas marcas.
“Para um atleta que trabalha com o objectivo de atingir grandes marcas, torna-se frustrante estas paragens durante o confinamento, mas a força de vontade, foco e determinação para fazer o melhor veio ao de cima, aquando da autorização da abertura do estádio e ginásios”, referiu, ajustando que teve de “trabalhar no duro para recuperar o ritmo e a forma de competição”.
Já habituado a grandes palcos internacionais, Marilson Semedo disse estar ciente da “forte concorrência” que terá de debater-se na Tunísia, porque neste ano de qualificação paralímpica a prova vai despertar o interesse de atletas de nível mundial, mas que esta confiante no plano de treino e da marca estabelecida para uma boa representação do País.
“Como sempre, os atletas paralímpicos, se não me engano, são dos que mais prestigiam o País a nível internacional. Temos estado a dar mais alegria internacional a Cabo Verde”, asseverou o atleta que exortou as autoridades a rever nestes atletas com “um bocadinho mais de consideração na criação das condições, pelo menos, mínimas”.
É que para Marilson Semedo, não obstante os paralímpicos terem conquistado os títulos de campeões do Mundo, por Márcio Fernandes e Gracelindo Barbosa, e medalhas nos “meeting” a nível internacionais, já é tempo de se dar “um bocadinho mais de atenção, prestígio e respeito”, ressalvando que os “paralímpicos correm diariamente atrás dos resultados, enfrentando todas as dificuldades”.
Em jeito de desabafo, Semedo explicitou que são criadas todas as condições, sobretudo orçamentais para as selecções de basquetebol, andebol, futebol para as provas internacionais representarem o país condigna, e que, contrata com testemunhas de mundialistas como Gracelino e Márcio que lamentam falta de recursos.
Opinião corroborada pelo treinador Paulo Semedo, para quem “apesar do constrangimento à causa da pandemia”, Marilson Semedo tem vindo a evoluir-se “fixe e campeão” desde a retoma dos trabalhos para alcançar grandes marcas.
“Neste momento, já estamos a baixar o nível de treinamento e apostar mais nos aspectos técnicos para evitar esforçar o atleta para não correr risco de contrair qualquer lesão”, sintetizou, enquanto alerta para a necessidade dotar o atleta de dardo de 800 gramas, determinante para reforçar a pujança do atleta.
Quanto ao treino no Estádio nacional, enalteceu as qualidades desta infraestrutura e as condições de treinamento, não obstante o vento que se faz sentir.
Medalha de Ouro no Grande Prémio de Tunísia’2018 no lançamento de dardo com a marca de 30, 68 metros, Marilson Semedo, é considerado um dos atletas de referência do desporto cabo-verdiano, tendo sido a grande figura do IX Campeonato Nacional Paralímpico (CANADEP’2019) com a conquista de quatro títulos nacionais.
Cabo Verde vai ao “Gran Prix” de Tunísia, que se realiza de 15 a 22 de Março, com sete atletas, capitaneados pelos mundialistas Gracelino Barbosa e Márcio Fernandes, dois guias e dois dirigentes/treinadores procurar a qualificação paralímpica, Tóquio’2020.
Gracelino Barbosa, Carlos Araújo e Anderson Delgado, Keula Semedo e Heidilene Oliveira, irão competir nas disciplinas de pista, nomeadamente nos 100, 200 e 400 metros, ao passo que Márcio Fernandes e Marilson Semedo competirão nas disciplinas de lançamento de dardo disco e peso.
Para além de Marilson Semedo, também tem estado a preparar-se para o Grand Prix da Tunísia no Estádio Nacional os atletas Anderson Delgado e Heidilene Oliveira.

Dans la même catégorie