AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Parlamento: Novo Hospital da Praia é um compromisso assumido que vai ser realizado – PM


  10 Novembre      30        Finance (1497), Infrastructure (723), Santé (15315),

 

Cidade da Praia, 10Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, assegurou esta quarta-feira que o novo hospital a ser construído na Cidade da Praia é um compromisso assumido que vai ser realizado, pelo que diz estar em processo de montagem financeira.
Esta declaração foi feita no âmbito do debate parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2023 (OE’2023), em reacção às afirmações da deputada Ana Paula Moeda, do PAICV (oposição), de que a promessa da construção do novo hospital da Praia tem-se revelado uma “afronta” desde 2016.
“A maior afronta é que desde 2016 prometeram a construção do novo hospital da Praia, passado de regional, agora é nacional, é hospital novo de Cabo Verde, não passamos ainda de estudos, de estudos em estudos desde 2016”, acusou a parlamentar.
A deputada do PAICV instou, neste sentido, o revisitar das promessas, para que sejam transformadas em compromissos no Programa do Governo e no Orçamento de Estado, questionando ainda sobre os médicos e enfermeiros de família, também prometidos desde 2016.
“É preciso amar mais Cabo Verde para um melhor orçamento. Queremos passar de estudos, queremos o início das obras do hospital da Praia, e a futura construção, já, do hospital de referência que é uma decepção”, frisou a parlamentar.
Ulisses Correia e Silva fez saber que o novo hospital da Cidade da Praia é um processo longo, que não vem desde 2016, segundo proferiu Ana Paula Moeda, justificando que há sempre esta tendência para alongar a data e dar a ideia de um tempo longínquo.
“É um compromisso assumido que vai ser realizado, está em processo de montagem financeira, vai ser concretizado, o que é mais importante. Nós damos respostas e é com isto, com coisas concretas, com realizações”, afiançou.
Entretanto, o chefe do executivo lamentou a ausência da oposição quando são convidados a participar de inaugurações de obras executadas pelo Governo, dizendo que deviam participar de todas elas como forma de tirar as dúvidas, porque acredita que é só desta forma que ficam convencidos.
Por outro lado, asseverou que o seu Governo tem gerido o Sistema Nacional da Saúde num período “extremamente difícil”, de crise pandémica, mas com foco bem colocado em salvar vidas, garantindo que mesmo assim os principais indicadores no sector na saúde evoluíram positivamente, contrariando as apresentações do PAICV nesta matéria.

Dans la même catégorie