MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Parlamento: PAICV considera Programa do Governo um enunciado de meras declarações genéricas


  14 Juin      13        Politique (25163),

 

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – O PAICV (oposição) considerou hoje, no parlamento, que o Programa do Governo é “em grande medida um enunciado de meras declarações”, sublinhando que o mesmo baseia-se numa autoavaliação que não retrata a verdadeira realidade do País.

A contestação foi feita pelo líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Baptista Pereira, durante a sua intervenção na sessão extraordinária especial da Assembleia Nacional para apreciação do Programa do Governo e votação da Moção de Confiança.

João Baptista Pereira começou por dizer que o Programa do Governo é apresentado num momento em que o País atravessa uma crise sanitária e económica sem precedentes provocada pela pandemia da covid-19, com impactos profundos na vida dos cabo-verdianos e uma série de desafios ao arquipélago.

“Diante deste quadro difícil para os cabo-verdianos, que se geraram expectativas elevadas em como para esta legislatura, que ora se inicia, as respostas seriam mais ousadas, ao mesmo passo que muito responsáveis e até mais racionais, o executivo decidiu retirar recursos de inclusão social para alimentar o alargamento do seu Governo”, apontou, explicando que essa medida vai custar aos cabo-verdianos, no mínimo, 400 mil contos por ano e 2 milhões de contos até o final da Legislatura.

Considerou que o executivo de Ulisses Correia e Silva não está a cumprir com as promessas feitas nas últimas eleições, sendo que o Programa actual propõe no horizonte da Legislatura “compromissos muito mais reduzidos e metas muito menos ambiciosas” numa toada clara de fuga da indicação dos caminhos e dos recursos para a sua implementação.

Segundo o líder, o Programa não explica, porém, que medidas serão adoptadas, que tarefas serão implementadas quais as etapas e que recursos e parcerias tem mobilizado ou vai mobilizar e não diz como vai transformar Cabo Verde num país resiliente e diversificar a economia no horizonte desta legislatura.

Para o PAICV, o documento não propõe soluções para a saída da crise, não se preocupa com a reforma do Estado e da Administração e a redução dos gastos públicos, não assume qualquer meta em relação ao crescimento da economia, não assume qualquer compromisso em relação ao emprego, os rendimentos e não apresenta soluções estruturadas para os transportes, aéreos e marítimos.

Por outro lado, ignora também a lista de grandes obras prometidas em 2016, como a ampliação e modernização do aeroporto da Praia, requalificação do Aeroporto Internacional Cesária Évora, investimentos nos aeroportos do Sal e da Boa Vista, ampliação do Aeroporto do Maio em Aeroporto Internacional de porte médio e entre outros.

O programa, acrescentou a mesma fonte, não diz quais os novos mecanismos de financiamento que o Governo vai assegurar ao sector privado, para apoiar as empresas na mitigação e recuperação dos efeitos da pandemia de covid-19 e não explica como irá reduzir o número de jovens fora da educação, emprego ou da formação.

Estes são alguns dos motivos pelos quais o PAICV não concorda globalmente com o Programa apresentado, já que o mesmo, sustenta, não respeita a Constituição e baseia-se numa autoavaliação que não retrata a verdadeira realidade do País.

“Temos um Programa do Governo que em todos os domínios é em grande medida, um enunciado de meras declarações genéricas, cuja concretização o Governo não assegura e por cuja execução também não se responsabiliza”, apontou.

Segundo aquele líder parlamentar, o documento se apresenta em vários aspectos como descrição de actividades desenvolvidas ao longo dos últimos 5 anos e, noutros, como planos de actividades a serem implementados nos próximos anos, incluindo a especificação dos projectos com financiamento assegurado.

“O Grupo Parlamentar do PAICV não ignora as dificuldades da conjuntura nacional e internacional, nem os desafios que se põem ao nosso País. Todavia, é nosso entendimento que é precisamente nos momentos de incerteza e de crise que a necessidade de fixação de metas claras e corajosas mais se impõem”, constatou.

Dans la même catégorie