MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Parlamento/Deputado do APU-PDGB considera de “lamentavél” o impedimento de viagem ao cidadão Verissímo Nancasa


  18 Juin      40        Politique (25313),

 

Bissau 18 Jun (ANG) – O deputado da Assembleia do Povo Unido (APU-PDGB) Armando Mango, considerou hoje de “lamentavél” o impedimento de viagem para Senegal ao cidadão de nome Virissímo Nancasa vulgo (Tchitchi) na semana passada, sem qualquer justificação oficial por parte de um agente dos Serviços de Migração e Fronteiras, no Aeroporto Osvaldo Vieira.

O agente em questão, segundo deputado, dissera ter agido agido em cumprimento de uma “ordem superior”.

Armando Mango que falava no período antes da Ordem do Dia, disse que o cidadão em causa trabalha em Dakar e veio ao país para resolver assuntos famíliares e no regresso foi comfrontado com esse impedimento no Aéroporto onde foi confiscado o seu cartão de embarque e o passaporte que foi devolvido mais tarde tendo perdido o voo.

O parlamentar disse que essa situação deve preocupar não só os deputados , mas também à todo o povo guineense.

“A vitíma questionou a decisão tendo pedido a justificação do ocorrido, ou seja a ordem de o impedir de viajar, e a resposta foi de que estavam a cumprir ordens, depois disso voltou para sua residência “, relatou o deputado.

Mango que é também advogado de Veríssimo Nancassa, disse que procurou em todas as instância da justiça no país se existia uma ordem ou documento que não permitia o seu cliente saír da Guiné-Bissau, mas não encontrou nada a respeito.

Qualificou de lamentavél que num Estado de Direito, as pessoas são impedidas de gozar do seu direito constitucional de viajar por ordens de entidades competentes .

Armando Mango salientou que, se existir alguma coisa contra Nancassa ele deve ser informado e que está desposto a colaborar, uma vez que tem direito a defesa.

Por seu turno, o deputado da União para Mudança, Agnelo Regala disse solidarizar-se com o cidadão Virissímo Nancasa, uma vez que não se pode continuar a aceitar o “abusos de poder” na Guiné-Bissau.

“Por isso, devemos defender o que está na nossa lei Magna como deputados para garantir a estabilidade e a segurança dos cidadãos. Ninguém pode ser impedido de viajar sem um mandado judicial, não pela decisão de um polícia “,disse.

Dans la même catégorie