AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Pescas/ANEP e ANAPI criticam “excesso de tarifas não regulamentadas” cobradas aos navios de pescas


  29 Juin      180        Environnement/Eaux/Forêts (6388),

 

Bissau, 29 Jun 21(ANG) – A Associação Nacional das Empresas de Pesca Industrial da Guiné –Bissau(ANEP-GB) e Associação Nacional de Pesca Industrial (ANAPI) criticam o que dizem ser “excesso de tarifas não regulamentadas” cobradas aos navios de pesca pelo Ministério das Pescas, o Instituto Marítimo Portuária(IMP) e a Administração dos Portos da Guiné-Bissau(APGB).

Segundo o presidente de ANEP-GB, Justiniano Gomes, que falava na apresentação do plano das atividades das empresas de pesca industrial para o ano 2021e 2022 , os despachos do Ministério das Pescas números 17, 19, e 25 de 2017 não estão a contribuir, de forma alguma, para o desenvolvimento do setor.

Gomes critica que várias medidas foram impostas sem ter em conta a falta das infra-estruturas e condições para a sua implementação, e, sem uma consulta prévia aos operadores do setor.

Em relação ao preço considerado exorbitante do pescado no mercado nacional, Justiniano Gomes disse que tudo depende da procura e oferta, e indica que neste momento os preços de peixes aumentaram devido ao fraco abastecimento por parte dos pescadores artesanais.

“Estamos na época das chuvas é muito arriscado uma piroga ir ao alto mar pescar. Alguns pescadores se enveredaram ao cultivo de arroz e à campanha da castanha de cajú”, referiu.

Por sua vez, o ministro das pescas pediu o empenho de todos na afirmação do setor das pescas.

Mário Fambé disse que é urgente a intervenção do governo para encontrar soluções aos problemas existentes no setor.

Aquele governante afirmou que o país precisa de um porto de pesca para abastecer o mercado interno, e diminuir a falta de peixe.

Defendeu que havendo um porto de pesca, os investidores terão a confiança para investir no setor,o país poderá exportar o pescado e que todos sairão a ganhar, tanto os empresários nacionais assim como os estrangeiro e o próprio Estado.

Dans la même catégorie