Bissau,14 Jul 23(ANG) – Mais de 20 técnicos de diferentes instituições ligadas a inspeção das pescas receberam hoje os seus certificados de participação num seminário de formação e capacitação sobre o Memorando de Entendimento com a União Europeia relativo aos Controlos Oficiais dos Produtos da Pesca, que decorreu entre os dias 12 e 14 do corrente mês, em Bissau.
Em declarações à imprensa na cerimónia do enceramento do ato, o diretor de Serviços de Inspeção do Pescado, Carlos Bissamin Ntchama disse tratar-se do início de ciclos de formação que vão ser realizados em todo o território nacional.
“No controlo oficial de produtos de pesca, intervém muitos atores, de forma direta e indireta”, salientou.
Aquele responsável acrescenta que as referidas ações de formação vão permitir a capacitação de técnicos com conhecimentos ligados ao regulamento, higiene e as normas da União Europeia para a exportação do pescado, como sendo um dos principais parceiros do Governo no setor.
“A exportação do pescado para o mercado europeu será feita pelos operadores de pesca artesanal e industrial, e para o efeito devem conhecer as normas exigidas pela União Europeia para essa atividade”, frisou.
Durante os três dias de ateliê, foram transmitidos aos participantes conhecimentos sobre as condições de exportação de pescado para o mercado europeu, procedimentos de colaboração dos parceiros, técnicas de inspeção e higiene geo-sanitária dos produtos de pescas, regulamento de inspeção entre outros.