ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga MAP Développement en Afrique : Mme Benali appelle à des financements abordables à long terme MAP Le Maroc et la Sierra Leone engagés à conclure une feuille de route 2024-2026 de coopération de nouvelle génération (Communiqué conjoint) MAP Maroc/Mauritanie : les collectivités territoriales invitées à s’inscrire pleinement dans l’Initiative Royale pour l’Atlantique MAP La Sierra Leone s’inscrit pleinement dans les Initiatives Royales pour l’Afrique de l’Ouest (Communiqué conjoint) ATOP Les ZAAP, une solution pour le développement de l’agriculture togolaise ATOP L’agropole de Kara enregistre des résultats « satisfaisants » ATOP des jeunes d2sœuvres et apprenants en peinture renforcent leurs capacit2s ATOP Elections législatives et régionales : le groupe de partis politiques « alliance ensemble » à la conquête des électeurs à Anié

PIB real de Cabo Verde cresceu 3,7% em 2017 menos 1% do que em 2016 – INE


  12 Juillet      47        Economie (20969),

 

Cidade da Praia 12 Jul (Inforpress) – O Produto Interno Bruto (PIB –real) de Cabo Verde cresceu 3,7% em 2017, inferior em 1% do que em 2016, conforme os dados das contas anuais divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com a mesma fonte, esse abrandamento no crescimento do PIB de 1% é explicado pelas quedas nas actividades de agricultura, telecomunicações, imobiliária e educação mercantil.
Por outro lado foi registada uma evolução positiva a nível das despesas do consumo final que chegou aos 7,3%.
Conforme o documento, a análise do PIB feita pela óptica da despesa mostra que o consumo privado e o consumo público foram os que mais contribuíram para esse crescimento, com variações de 7,1% e 7,7% respectivamente.
Na óptica da produção, destacam-se positivamente, as actividades com algum peso na economia, nomeadamente os serviços de alojamento e restaurantes (18,1%), construção (19%) e o comércio (9,3%).
“Em queda estiveram os ramos da agricultura (-13,5%), telecomunicações (- 6,3%), imobiliária (-26,8%) e a educação mercantil (-5,8%)” refere o documento.
O INE adianta que em termos globais o sector primário teve uma queda de 12,2%, suplantado, sobretudo pelo fraco desempenho do ramo da agricultura e o secundário registou um aumento de 12,8%, derivado especialmente dos ramos das indústrias (16,3%) e da construção (19,0%).
Em relação ao sector terciário foi registado um aumento de 2,3% contra os 5,8, registados no ano de 2016. A queda no sector terciário de 3,5% pontos percentuais em relação a 2016, explica-se, segundo o INE pelo desempenho negativo dos ramos das telecomunicações (- 6,3%), da imobiliária (-26,8%) e da educação mercantil (-5,8%).
MJB/ZS

Dans la même catégorie