AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante AIB Endeavour Mining apporte 30 millions FCFA pour l’organisation de la SNC 2024

Pintura: Paulo Rosa expõe “Sentenças” no Palácio da Cultura Ildo Lobo


  2 Décembre      112        Arts & Cultures (3081), Arts plastiques (58), Photos (4436),

 

Cidade da Praia– O artista plástico cabo-verdiano Paulo Rosa tem patente no Palácio da Cultura Ildo lobo, na Cidade da Praia, a sua exposição de pintura intitulada “Sentenças”.
Em declarações aos jornalistas, o artista explicou que a sua obra de arte representa um “pouco da transcendência e contemporaneidade”, com o objectivo de fazer com que as pessoas se familiarizem com as artes.
“Ainda há uma certa lacuna no que se diz respeito à interpretação das artes contemporâneas”, demonstrou, salientando que a sua exposição é uma forma de utilizar as partes do interior de um artista, para revelar “algumas sensações estranhas e arrepiantes”, que transmitem sensações para apreciadores.
Tudo isso, adiantou, com a intenção de fazer as pessoas, visitantes e críticos reflectirem sobre as suas obras.
Conforme explicou Paulo Rosa, a escolha do título “Sentenças” para a sua exposição, surgiu num sentido conotativo, tendo em conta que as artes são transcendentes a todas as áreas, o que possibilita os artistas brincarem com o sentido das palavras.
“Creio que cada um de nós é a nossa própria sentença. Quando se fala de sentenças, logo pensamos em sentenças judiciais, mas aqui é quase uma espécie de acção e reacção”, esclareceu.
Nascido a 26 de Dezembro de 1969, Paulo Rosa estudou Artes em Portugal e Construção Civil em Cabo Verde.
Já leccionou aulas de pintura na Aldeia Infantil SOS de São Domingos, Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), assim como no Liceu Domingos Ramos, Instituto Universitário de Educação e na Universidade Lusófona de Cabo Verde.
Foi também professor e coordenador de workshops e cursos de pintura na Direcção-Geral da Juventude e Desportos.
Na área da Construção Civil trabalhou como técnico na câmara municipal de Ribeira Grande de Santiago.
Paulo Rosa, que já foi agraciado com o primeiro prémio de concurso nacional de pintura e contemplado com o diploma de mérito cultural pelo Ministério da Cultura, é actualmente membro da Comissão de Artes Plásticas na Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA).
Já fez várias exposições no país e na diáspora.

Dans la même catégorie