Cidade da Praia, 19 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vê no sistema de pagamento Makeba, lançado terça feira (18), na Cidade da Praia, uma alternativa para aumentar a inclusão financeira em Cabo Verde.
“Todos nós sabemos que o sistema bancário tradicional está concebido para não incluir todos. Pelos custos das operações, pelos limites que estão estabelecidos para abertura das contas, e esse sistema Makeba vem criar uma alternativa que inclui muitos que têm operações, as vezes de pequeno montante, quando somamos a nível macro representa muito”, disse, durante a cerimónia realizada no mercado Platô.
Ulisses Correia e Silva realçou ainda outros impactos que esse instrumento poderá ter na facilitação da vida das pessoas.
“Nós vimos há bocadinho as vendedeiras do mercado Platô que já utilizam os telemóveis para fazer operações de pagamentos, de recebimento. Fica tudo mais facilitado e no final do dia sai o relatório. Ficam a saber o que é que vendeu, quanto é que venderam, a quem é que venderam”, frisou.