APS SENEGAL-EDUCATION / Moustapha Guirassy réaffirme la volonté du gouvernement d’instaurer un Conseil national de l’éducation (MINISTRE) APS SENEGAL-SPORTS-HOMMAGE / La salle de conférence de l’Académie Génération Foot portera le nom de Mamadou salif Diallo (dirigeants) APS SENEGAL-SANTE-REGLEMENTATION / L’ARP doit devenir financièrement autonome, plaide son directeur général APS MONDE-SENEGAL-ALIMENTATION / LA FAO plaide pour la concrétisation du “droit aux aliments” MAP M. Bourita s’entretient avec une délégation sud-africaine de l’ANC APS SENEGAL-POLITIQUE-ANALYSE / La présidentielle de mars 2024 n’atteste pas d’une avancée significative de la démocratie sénégalaise (Alpha Amadou Sy) APS SENEGAL-ELECTIONS / Législatives anticipées : 41 listes retenues par la DGE APS SENEGAL-AGRICULTURE-EMPLOIS / Le gouvernement veut ”accélérer la cadence” de la création de coopératives agricoles communales (ministre) APS SENEGAL-AFRIQUE-FOOTBALL / Eliminatoires CAN 2025 : déclaré forfait, Ismail Jakobs rejoint finalement la sélection nationale MAP Tunisie: Kaïs Saïed réélu président pour un second mandat avec 90,96% des suffrages

Política/ Líder do MSD diz que o fecho da ANP é uma “vergonha” para o país


  14 Mars      77        Politique (26557),

 

Bissau 14 Mar 24 (ANG) – A Presidente do partido Movimento Social Democratico(MSD), disse, quarta-feira, que o fecho da  Assembleia Nacional Popular(ANP) é uma “”vergonha para a Guiné-Bissau” e que belisca a imagem dos próprios governantes no exterior.

Joana cobde Nhanga que falava numa conferência de imprensa sobre  o atual momento socio-político do país, disse que a justificação da tentativa de Golpe de Estado de 01 de Dezembro de 2023 não pode servir de pretexto para a queda do parlamento.

“Os golpes são feitos nos quarteis não numa instituição onde as leis são preparadas e é ela que fiscaliza os atos dos governantes”, salientou.

Nhanca questionou a classe castrense se não sabem que a ANP está fechada, e pede aos militares para se  afastarem da política uma vez que são usadas pelos políticos e depois deixados de lado.

Por força de um decreto presidencial baseado numa alegada tentativa de golpe de Estado,o parlamento guineense foi dissolvido em Dezembro e desta vez as suas portas foram fechadas.

Segundo Nhanca, os políticos que estão a criticar o regime agora deviam a fazer antes, no momento em que o Governo eleito foi derrubado,e diz que, agora esses políticos estão a pagar as consequências do que semearam.

A líder do MSC condenou os ataques à lugares de culto, nomeadamente Bolobas e Igreja, tendo considerado o ato de “triste e preocupante”, uma vez que as diferentes crenças sempre conviveram em paz e harmonia na Guiné-Bissau.

“Por isso, Joana Cobde Nhanca apela  a população e aos governantes a estarem vigilantes não permitindo  que nada  e nem ninguém venha a pôr em causa a união que sempre existiu entre diferentes crenças religiosas no país”, disse.

A presidente da MSC criticou o aumento dos preços de produtos da primeira necessidade e diz que o  Governo demitido tinha conseguido reduzir esses preços. “  O que  está a acontecer é um passo atrás na marcha para o desenvolvimento do país”,disse Joana Nhanca.

Dans la même catégorie