MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Política/CNA pede demissão ou remodelação profunda do actual governo


  21 Septembre      34        Politique (25163),

 

Bissau,21 Set 21 (ANG) –  O líder do partido Congresso Nacional Africano (CNA) pede ao chefe de Estado guineense  a demissão ou remodelação profunda do actual governo liderado por Nuno Gomes Nabiam, devido a sua incapacidade evidenciada na resolução dos problemas sociais.

O pedido foi tornado público hoje em conferência de imprensa realizada pelo presidente dessa formação política Ibraima Djaló sobre actualidade politica do país.

“No meu entender existe muita défice e falhas em termos de governação, a começar pelo decreto que determinou o recolher obrigatório e cerco regional e encerramentos dos mercados às 14 horas, por causa do aumento de casos de mortes e infecção por covid-19”, criticou.

 Disse que  antes da tomada dessa medida, o governo deveria fazer uma comunicação, avisando ao povo sobre essa situação para evitar os prejuízos  incalculáveis aos comerciantes e às mulheres que se dedicam as actividades económicas..

O líder da CNA acusa o governo de empobrecer, cada vez mais, o povo guineense e a destruir o sector privado.

Acrescentou que o actual executivo não contribuiu, em nada, para o bem do povo, porque, diz, desde o início das funções não consegue uma estabilidade social, “porque os sectores  da educação e da saúde ou seja os establecimentos do ensino público e sanitários não chegaram de funcionar à 100 por cento, por causa das sucessivas greves convocadas pelos respectivos sindicatos”.

De acordo com Ibraima Djaló, ainda hoje  os técnicos da saúde  boicotam serviços no maior centro hospitalar do país, e  o primeiro-ministro está de férias em Portugal “sem se preocupar com o que está a passar no país”.

“Daí que peço ao Presidente da Republica para demitir ou proceder a uma remodelação profunda do governo, porque o actual executivo não tem condições para continuar a frente do país”, sustenta Djaló.

O Presidente do Congresso Nacional Africano promete, caso o seu pedido não for atendido, convocar uma marcha de protesto para exigir a demissão do actual executivo.

Em relação as infraestruturas rodoviárias reabilitadas pelo governo, o líder do CNA considera de um atentado à nação, o trabalho feito, devido a degração dos mesmos após alguns meses da requalificação.

Confirmou  ter apoiado inicialmente a formação  desse governo, mas diz que agora  não concordar com actual sistema de governção do país.

Criticou a  venda de máscaras de proteção facial da  Covid-19, oferecidos pelos parceiros internacionais no quadro de combate à essa pandemia e pede mudança de comportamento.

Instado a dizer se está disposto a fazer parte de um novo governo, no quadro da eventual remodelação por ele solicitado, disse que não aceita participar na governação do país agora.

O Congresso Nacional Africano faz parte dos 18 partidos politicos sem assento parlamentar que apoiaram inicialmente a formação do actual executivo líderado por Nuno Gomes Nabiam.

Dans la même catégorie