Bissau, 13 Nov 23 (ANG) – O Governo, através do Ministério de Administração Territorial e Desenvolvimento Local celebrou, esta segunda-feira, um acordo de 13, 776 milhões de franco cfa com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT).
O acordo foi celebrado no âmbito da implementação do projeto Fortalecendo a Governação Urbana e o acesso a Serviços Básicos para um desenvolvimento local inclusivo e resiliente na Guiné-Bissau « Nô Misti Disinvolvimentu Local ».
Na ocasião o Ministro de de Administração Territorial e Desenvolvimento Local José António Cruz de Almeida agradeceu a União Europeia por acompanhar Guiné-Bissau na implementação das suas políticas públicas, em diferentes projetos, e igualmente ao UN-HABITAT.
« É um programa de cidades verdes financiado pela União Europeia num montante de 21 milhões de euros, e hoje estamos a assinar um acordo do projeto de cooperação inserido num programa que envolve quase 10 milhões euros sobre o reforço da governação urbana, disse o governante.
Cruz de Almeida referiu que atualmente o assentamento populacional está a crescer duma forma muito descontrolada, sem que haja um quadro regulamentar para o efeito.
Garantiu que enquanto presidente de comité de pilotagem vai tudo fazer para que as outras instituições do governo que fazem parte do projecto possam participar ativamente na sua implementação .
« Cinco cidades foram escolhidas, nomeadamente Bissau, Gabu, São Domingos, Mansoa e Bolama justifica, mas em nossa visão do desenvolvimento ainda há outras cidades prioritárias que achamos que, à curto prazo, poderemos efetivamente ter a contribuição da União Europeia para replicar trabalhos nessas cidade », frisou.
O projecto « Nô Misti Disinvolvimentu Local » conta com financiamento da União Europeia e será implemento pelo UN-HABITAT em colaboração com o governo durante 54 meses.