Bissau, 11 Set 23 (ANG) – A Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) está realizando seu III° Congresso entre os dias 10 à 12 de Setembro corrente em Bafatá, sob o Lema: “Uma JAAC de Todos para Todos”.
De acordo com o Democrata, Ussumane Camará e Aksume Luís Có disputam a liderança da JAAC.
“O Congresso vai juntar 318 delegados e 82 membros do Conselho Central vindos de todas as estruturas da JAAC no país e da diáspora guineense”, refere pelo Jornal.
Uma fonte junto da estrutura confidenciou à “O Democrata” que, concorrem à sucessão do Secretário-geral cessante, Dionísio do Reino Pereira, dois candidatos, ambos pertencentes à direção cessante, nomeadamente, Ussumane Camará, porta-voz e deputado da nação e Aksume Luís Có que era responsável do departamento das relações públicas.
Outra fonte contou ainda que, no dia 09 de Setembro em curso, o Conselho Central da JAAC reuniu-se, tendo discutido e adaptado o anti-projecto da revisão dos seus Estatutos e o guião do III° Congresso.
Contactados pelo referido Jornal, Ussumane Camará e Aksumi Luís Có confirmaram à intenção de concorrem à sucessão do Secretário-geral cessante.
O encontro magno da JAAC foi adiado por duas vezes em 2021 (26 a 28 de Novembro e 3 a 5 de Dezembro), por falta de consenso entre os pretendentes à liderança da mesma, obrigando o Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) tomar a decisão de suspender a realização do evento para depois da realização das eleições legislativas.