AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Política/MADEM-G15 reitera confiança ao seu coordenador nacional e felicita Presidente da República pelo “resgate da estabilidade” do país


  4 Août      82        Politique (25166),

 

 

Bissau,04 Ago 21(ANG) – O Conselho Nacional do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM–G15) aprovou segunda-feira(2), uma Moção de Confiança ao seu coordenador nacional, Braima Camará, e felicitou o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, pela “viragem histórica” que proporcionou no plano de “resgate da credibilidade interna e externa e da reafirmação” da Guiné-Bissau no concerto das nações.

A Moção de Confiança foi aprovada por unanimidade e a resolução final foi votada pela maioria dos membros presentes na sala, ou seja, dos 615 membros do conselho nacional apenas um votou contra e zero abstenções.

A reunião ordinária do Conselho Nacional do MADEM decorreu de 31 de julho a 2 de agosto, numa das unidades hoteleiras de Bissau, na qual foram apreciados os relatórios das atividades das diferentes estruturas do partido, do seu grupo parlamentar e do governo de coligação.

O Conselho apelou ao governo a servir-se dos instrumentos de concertação e seguimento permanente do acordo de incidência parlamentar, nomeadamente, o comité de seguimento e a cimeira de líderes para apreciar de forma preventiva questões sensíveis de governação e de gestão administrativa dos assuntos correntes, por forma a evitar decisões suscetíveis de impactar, negativamente, a governação do país.

“Manifestar a sua solidariedade indefectível face às adversidades políticas e comportamentos atentatórios à sua imagem e consequentemente reiterar-lhe toda a confiança. Exortar e encorajar toda a direção superior do partido no sentido de promover maior coesão em torno do coordenador nacional na implementação das grandes decisões”, lê-se na Moção de de Confiança.

Na resolução final, o partido endereçou as suas felicitações ao povo guineense pela “confiança e o reconhecimento” depositado no MADEM-G15 nas eleições legislativas e presidenciais de 2019.

E por sua vez, promete a “entrega e o comprometimento total na construção de uma Guiné-Bissau unida, estável e desenvolvida.

Reitera o engajamento do partido no respeito ao princípio, segundo o qual, “as nomeações devem ter por base os critérios de provada e reconhecida competência técnica e destacada experiência profissional, a fim de evitar o risco de partidarização da administração pública”.

O conselho nacional decidiu instituir a data de 02 de julho como dia oficial da fundação do MADEM-G15, no ilhéu de Gardete, setor de Prábis, região de Biombo, no norte da Guiné-Bissau.

Em declarações aos jornalistas no final dos trabalhos, o coordenador nacional, Braima Camará, mostrou-se satisfeito e orgulhoso pela confiança que os membros do conselho nacional depositaram na sua liderança.

Camará disse que, doravante, a sua missão vai se concentrar na “união do partido por dentro e por fora”.

Questionado se o voto da moção de confiança à sua liderança e a felicitação do desempenho do Presidente da República, significa a sua reaproximação com Umaro Sissoco Embaló, respondeu que o Presidente da República é o Chefe de Estado e ele é o líder do partido.

“Tenho todo o respeito pelo chefe de Estado e podemos divergir-se numa outra situação, mas nós dialogámos com o aconselhamento dos nossos pais, Luís Oliveira Sanca, Aladje Sambudjan e a nossa mãe, Hadja Satu Camará. Estamos convencidos de que vamos honrar todas as expectativas e confiança depositadas em nós”, disse.

Dans la même catégorie