APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Política/Ministro do Interior exorta classe política dirigente para se concentrar na procura de soluções para problemas que afectam o país


  2 Août      42        Politique (25317),

 

Bissau,02 Ago 21(ANG) – O ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública, pede aos políticos e governantes para se concentrarem na resolução dos problemas que afectam o país e não em “guerrinhas” para o poder.

“O que devia ser a guerra dos governantes é a resolução dos grandes problemas que afectam a nossa sociedade em geral, nomeadamente, construção de estradas, hospitais, escolas, fornecimento de energia eléctrica, água e consolidação da paz e harmonia no seio das pessoas”, disse Botche Candé num encontro mantido no Domingo com os populares do bairro de Empantcha, em Bissau.

Aquele político disse que a maior preocupação do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, do Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam e dos membros do Governo em geral devia ser de “arregaçar as mangas” para tirar o país na “situação caótica” em que se encontra.

“Os governantes devem apostar na formação da nossa juventude porque eles são o futuro do país. Sem uma aposta séria na educação e saúde, não há o desenvolvimento”, sublinhou.

O governante promete fazer uma visita conjunta com o ministro das Obras Públicas, para constatar o estado de degradação em que se encontra a estrada de Empantcha, de forma a encontrar mecanismos para a sua reabilitação.

Para atender outras preocupações levantadas pela juventude de Empantcha, nomeadamente sobre a falta de um campo de futebol, Botche Candé prometeu igualmente levar essa preocupação ao ministro de Administração Territorial que tutela a Câmara Municipal de Bissau, de forma a encontrar espaços para os jovens praticarem o desporto.

O ministro do Interior promete até quinta-feira, 05 de Agosto, oferecer 20 pares de equipamentos, 20 bolas para a juventude de Empantcha bem como mil panos africanos para diferentes grupos de mulheres desse bairro.
“Eu, enquanto político e membro do Governo, o meu maior desafio é de tirar o país da pobreza, através de apoios à juventude e mulheres, incentivar junto ao Governo a criação de condições básicas às populações tais como água, luz, escolas, saúde, infraestruturas entre outras”, referiu.

O régulo de Empantcha, Levis Cá pediu apoio ao ministro do Interior para a reabilitação da estrada local, centro de Saúde, água potável, recuperação de bolanha inundada por água entre outros.

O imame do bairro de Empantcha Youssufe Sadjo Baldé manifestou a sua satisfação pela visita do ministro de Estado do Interior, e apelou a unidade no seio de todas as religiões

Dans la même catégorie