MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine ANP Le gouvernement Italien réaffirme sa disponibilité à renforcer sa coopération avec le Niger APS SENEGAL-TRANSPORT / Air Sénégal renforce sa flotte avec deux nouveaux aéronefs APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTION / Le président du Niger adresse ses félicitations à Bassirou Diomaye Faye pour son ‘’éclatante victoire’’ APS SENEGAL-LITTERATURE / Bakel abrite la première édition de la journée du livre, en avril AIP CAN 2023 : 10 fois plus de revenus enregistrés par rapport à l’édition précédente ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza.

Política/PAIGC acusa Procurador Geral da República de “prestação de serviço” ao seu mandante violando as leis


  26 Juillet      30        Politique (25164),

 

Bissau, 26 jul 21 (ANG) – O 3º vice-Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo verde (PAIGC) e igualmente seu líder da bancada parlamentar, Califa Seide acusou o Procurador Geral da República de estar a ”prestar serviço ao seu mandante”, violando as leis e a Constituição da República, para atingir certas pessoas visadas.

Califa Seide fez esta acusação esta segunda-feira numa conferência de imprensa, em reação ao impedimento de viagem do Presidente deste partido, Domingos Simões Pereira.

Seide disse que a Procuradoria Geral da República e seus responsáveis deveriam ser quem protege aos cidadãos e vela para que as leis sejam cumpridas mas que o país está hoje a assistir o contrário.

Para Califa Seide, quando um Procurador se refugia atrás de “inverdades” é porque já não tem argumento e quer só perseguir e humilhar uma pessoa fazendo serviço que satisfaça o seu mandante.

Califa Seide pediu a demissão do PGR, justificando que não se pode manter um Procurador que está a agudizar a crise se que vive no país, acrescentando que a democracia guineense está, há muito tempo, em crise e em perigo de acabar.

Segundo Seide, é tempo de o PAIGC dizer basta aos que estão a fazer perseguição política aos dirigentes e militantes do partido.

Disse que espera que a mesa de Assembleia Nacional Popular (ANP) vai reagir em relação à essa situação, que segundo Seide, põe em causa a ANP.

Disse que enquanto parlamentares dirigiram uma carta à mesa do parlamento para pronunciar sobre esta matéria porque está a pôr em causa um deputado da Nação, a deliberação da mesa da ANP, e assim como a resolução que saiu da sua plenária.

Afirmou que o seu partido está preparado e vai enfrentar esta luta como tinha enfrentado a luta da libertação nacional, sublinhando que quando a independência está sendo posta em causa.

Para a 2ª vice-Presidente, Maria Odete Costa Semedo, o dia 23 de julho ficou marcado como Dia da “vergonha nacional”.

“Foi a data de tentativa de implantação do medo no país”, disse acrescentando que não vai ter lugar no país de Cabral e dos combatentes da Liberdade da Pátria.

Odete Semedo pede aos guineenses em geral para ousarem lutar contra o que diz ser uma “ditadura”, em alusão ao impedimento de viagem ao líder do partido, Domingos Simões Pereira.

O Secretário Nacional do partido, Aly Hijazi disse que as atrocidades contra o PAIGC verificadas ao longo dos últimos anos terminam a partir de hoje.

Pede aos militantes e simpatizantes do PAIGC a terem a coragem de dizer “basta”

“Temos todos de dizer basta. Basta porque hoje é com Domingos Simões Pereira, mas amanhã pode ser com aquela pessoa que pensava que era intocável”, disse.

Sustentou que o seu partido está a responder à altura da provocação feita por certas pessoas que ele não identificou, responsabilizando as mesmas de tudo o que poderá acontecer a partir de hoje.

Dans la même catégorie