MAP Kenya: l’ancien ministre du Trésor arrêté dans une affaire de corruption AGP Gabon/DNI : Validation du rapport de la commission économie AIP Le ministre Vagondo Diomandé s’inspire de l’expérience allemande en matière de sécurité et de protection civile AIP L’Assemblée nationale approuve les projets de loi sur la gestion de la faune et la protection des éléphants AIP Championnat du monde de karaté: Les deux médaillés ivoiriens en Bulgarie de retour à Abidjan AIP Le préfet de Koun-Fao se réjouit de la dynamique de cohésion sociale observée dans son ressort territorial AIP Les membres du réseau du SMIT attendus à Grand-Bassam pour valider le cahier de charges AIB Burkina : Plus de 100 médecins outillés par la CARFO sur la réparation des risques professionnels et la production des certificats médicaux AGP Crise Gabon-Angola : une délégation gabonaise dépêchée à Luanda pour apaiser les tensions MAP Sénégal: Une mission du FMI attendue à Dakar (presse)

Política/PAIGC deposita corôas de flores no Monumento Amilcar Cabral na rotunda do aeroporto de Bissau


  13 Septembre      67        Politique (25356),

 

Bissau,13 Set 21(ANG) – Dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), procederam no domingo,  12 de setembro, a deposição de corôas de flores no monumento  Amilcar Cabral, na rortunda do aeroporto internacional, de Bissau.

Na ocasião, a segunda vice-presidente do PAIGC, Maria Odete Costa Semedo, disse que no quadro das celebrações do “Setembro vitorioso”, o dia 12 é uma data que marca profundamente o partido tendo em conta que foi o dia de nascimento do líder imortal, Amilcar Lopes Cabral.

Aquela política sublinhou que Amilcar  Cabral, hoje em dia, já não é apenas uma marca da Guiné-Bissau, mas sim mundial, porque ele é um líder que deu ao mundo o exemplo de como um povo de um país, com uma dimensão pequena e com poucos recursos, consegue lutar e alcançar aquilo que almeja que é a sua soberania e independência.

“Hoje na data do seu nascimento, cabe ao PAIGC e ao mundo, cabe a nós marcar, apesar das nossas viscissitudes,  o que o partido está a passar, porque ganhou as eleições e foi lhe retirado o  poder, mas isso mostra-nos  que o dia de hoje é de luta”, salientou.

Odete  Semedo disse que, se a pessoa que nasceu no dia 12 de setembro fez uma luta gloriosa, apesar de grandes dificuldades, eles também têm condições de a continuar  para um país mais justo e democrático, onde o Estado de Direito e os Direitos humanos são respeitados.

Respondendo à uma pergunta do jornalista, Odete Semedo disse que, se Cabral estivesse vivo não sentiria orgulhoso de ter conterâneos que assaltam poderes e que não vão na linha daquilo que foi a  palavra de ordem, que é a unidade e luta. “Aqueles que estão a destruir essa unidade construída ao longo da luta. O PAIGC almeja  consolidar essa unidade nacional”, disse.

A dirigente do PAIGC sublinhou que Cabral com certeza não teria orgulho desses filhos da Guiné-Bissau que hoje estão a voltar as costas àquilo que é a normalidade institucional.

A cerimónia de deposição de coroas de flores no monumento  Amilcar Cabral contou com as presenças do Secretário Nacional do PAIGC, Ali Hjazy e do terceiro vice-presidente do partido Califa Seide.

Amilcar Cabral nasceu no dia 12 de setembro de 1924 em Bafatá, leste da Guiné-Bissau.

Dans la même catégorie