Bissau, 18 Nov 24 (ANG) – O Presidente da República (PR) inicia, terça-feira, novas consultas para a marcação de nova data para as eleições legislativas antecipadas.
O anúncio foi feito pelo chefe de Estado, no fim de semana, ao falar à imprensa no aeroporto Osvaldo Vieira de Bissau, depois de se despedir do seu homólogo congolês, Dinis Sassou Nguesso, um dos convidados das celebrações do 16 de Novembro.
“Na terça-feira iniciarei as minhas consultas com os partidos políticos, para que eu possa fixar uma data para realização das eleições legislativas”, disse.
O Presidente da República acrescenta que a data será fixada entre Dezembro de 2024 e Janeiro de 2025.
Sissoco Embaló reiterou que tudo o que Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu sobre as eleições é inegociável, uma vez que é a instância competente para tomar as decisões sobre as candidaturas .
O PR fazia alusão a decisão do STJ de chumbar as candidaturas das coligações PAI-Terra Ranka e Cabaz Garande.
“Só vão às eleições os partidos admitidos pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ)”, disse.
Por outro lado, Embaló disse que pretende igualmente convocar uma marcha no futuro próximo, para a qual serão convidados à participar todos os que querem o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
Questionado se tem alguma interferência no STJ, disse que infelizmente as pessoas dizem que usa sua influência sobre os restantes órgãos da soberania, mas que, na realidade ele não está acima da Lei.
“Estamos num Estado democrático, mas, apesar disso é necessário ter sempre a disciplina e ordem, de forma a conduzir o destino do país para o progresso comum », disse o Presidente da República.