Bissau, 16 Mai 24 ANG – O Presidente da República disse hoje que o país tem dinheiro para fazer eleições legislativas, mas que o Governo tem que ter dispositivos para realizar o acto eleitoral.
Umaro Sissoco Embaló que falava após presidir a reunião ordinária do Conselho de Ministros, reiterou que fazer eleições é questão de soberania e não de dinheiro.
O chefe de Estado referiu que as eleições legislativas passadas foram financiadas à 100 por cento pelo país, e que as próximas serão igualmente financiadas pelo Tesouro Público guineense.
″Vamos para as eleições legislativas e penso que o presidente da Guiné-Bissau é eleito por um período de cinco anos. Estou nos meus quatro anos de mandato, quer dizer que vou terminar o meu mandato em 2025, e quando lá chegamos também vamos para as eleições presidenciais sem problemas.″disse Umaro Sissoco Embaló
Questionado se já tem uma data para as eleições legislativas,o PR disse que quando o Governo terminar as atualizações dos cadernos eleitorais vai convidar os partidos políticos com representações parlamentar para verem juntos a data que será marcada para o escrutínio ainda este ano.