MAP Bissau: Les conditions techniques et financières pas réunies pour des législatives le 24 novembre (ministre) MAP Le Maroc, en leader africain, pourrait être un levier stratégique pour la France en vue de partenariats de co-développement avec le continent (géopolitologue français) MAP Une délégation de la CCIS de Souss-Massa en mission de prospection au Sénégal MAP Le projet de Gazoduc Africain Atlantique vise l’émergence d’une véritable prospérité pour l’Afrique et ses populations (Mme Benali) MAP Le développement des compétences et l’innovation, leviers essentiels de l’industrialisation en Afrique (panélistes) MAP Réunion préparatoire de la 8ème Assemblée Générale de la FAAPA APS SENEGAL-TURQUIE-AFFAIRES / Bassirou Diomaye Faye au Forum d’investissement turco-sénégalais d’Istanbul APS Crue du fleuve Sénégal: L’Union de Galoya veut transformer la situation en opportunité APS Bassirou Diomaye Faye au Forum d’investissement turco-sénégalais d’Istanbul APS Amadeus sort « Taaru Sénégal », en hommage aux pionniers de la musique sénégalaise

Política/Presidente da República empossa novo governo liderado por Rui Duarte de Barros


  21 Décembre      62        Politique (26909),

 

Bissau, 21 Dez 23 (ANG) – O Presidente da Republica empossou na manhã de hoje o novo governo de iniciativa presidencial, liderado por Rui Duarte de Barros, que conta com 24 Ministérios e 9 Secretarias de Estado.

Na cerimónia de posse, que decorreu no Palácio Presidencial, o Chefe de Estado voltou a garantir a sua total confiança no primeiro-ministro Rui Duarte de Barros.
Exortou ao Procurador-geral da República sobre a necessidade da tolerância zero na luta contra corrupção, frisando que, porque não é justo que, um grupo, cujo nome não revelou, que cada vez que está no poder pegar naquilo que querem, salientando que isso não pode ser.

“Não existe caça às bruxas, nem ajuste de contas, mas o povo deve saber quem são individuos envolvidos neste processo”, afirmou o Umaro Sissoco Embalo, referindo-se a investigação do processo dos seis biliões de francos cfa.

O Presidente da República desafiou ao Presidente do Tribunal de Contas para auditar todas as contas do Estado, incluindo da Presidência da Republica, alegando que utilizam fundos do Estado.

Prometeu ser vigilante nas acções do governo, alegando que o povo também estará atento.

No acto de posse, Umaro Sissoco Embalo disse que a dissolução do parlamento não é o sinônimo de notoriedade, mas também não poder ser um lugar de conspiração, por ser uma casa da democracia.

Recomendou ao Presidente em exercício do Supremo Tribunal de Justiça a credibilizar a instituição, assumiu que foi promotor do reconhecimento do país.

Disse que, o país vai as eleições em 2025, e o povo fará a sua avaliação, em consequência disso escolher novos dirigentes do Estado guineense.

Dans la même catégorie