Bissau, 07 Dez 23 (ANG) – O Presidente da República anunciou que até a próxima semana os guineenses vão conhecer o novo Governo, tendo exortado à todos à irem trabalhar, “porque ninguém foi ordenado a fechar os ministérios”.
Umaro Sissoco Embaló falava, quarta-feira, no decurso da visita ao Ministério do Interior, em que indigitou o Secretário de Estado da Ordem Pública para assumir a gestºao corrente daquele pelouro até a constituição do novo Executivo, substituindo Maria Adiatu Nandigna, exonerada verbalmente pelo chefe de Estado, na passada segunda-feira.
O Presidente da República tinha assumido o Ministério do Interior e da Defesa Nacional, mas durante a sua visita ao Ministério do Interior disse abdicar das referidas funções indicando Marciano Indi, para liderar aquele pelouro, em concertação com o ainda primeiro-ministro do Governo em gestão, Geraldo Martins.
Apelou a todos os ministros do Governo cessante para assumirem a gestão corrente dos respectivos ministérios e secretarias de Estado, e sustenta que as crianças têm que ir a escola, em paz, e que não vai haver retalhação contra ninguém.
“Houve uma tentativa de golpe de Estado e na guerra quem ganha não pode fazer mal a quem levantar a mão… é violência e isso não pode ter lugar” salientou.
Na segunda-feira, Embalo dissolveu o parlamento e anunciou o fim do Governo saído das eleições de Junho passado, em decorrência do que afirma ser uma tentativa de golpe de Estado que estava em curso no país.
O golpe estaria a ser preparado pela Guarda Nacional, de acordo com o Presidente e o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biague Na Ntan.