Bissau, 11 Dez 23 (ANG) – O Presidente da República disse que até terça feira haverá um novo primeiro-ministro para formar o governo, porque o país não pode parar.
Umaro Sissoco Embalo falava no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira após ter parcipado na 64ª Cimeira dos chefes de Estados e dos Governos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental CEDEAO, em Abuja na Nigéria, e disse que a cimeira dos chefes do Estados e dos governos condena, sem reservas, a tentativa de golpe de Estado, o que felicitaram a prontidão das forças republicanas que conseguiram estancar a “evolução do golpe”.
Referiu que todos os presidentes ficaram solidários com a Guiné-Bissau e pediram a comunidade internacional para acomparem o país no sentido de terem mais diálogo político.
ʺParticipei na Cimeira Ordenária de CEDEAO, onde falamos da situação do Níger e foi designado presidentes Fort e Madabio de Serra Leoa, para serem mediadores.Uma das condições postas é, antes de qualquer tipo de retiradas de embargos, a libertação incondicional do presidemte Mazu que está preso em Londres. Também falamos sobre as situalões do Burkina e Mali.ʺdisse o chefe de Estado Sissoco Embaló.
A Cimeira de Abuja apelou, em comunicado, que seja respeitada a Constituição da Guiné-Bissau e pede que seja feita um inquérito sobre os recentes acontecimentos na Guiné-Bissau que, segundo o Presidente da República, trata-se de uma “tentativa de golpe de Estado”.