MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

Politica/Presidente da Republica remodela Governo de Nuno Nabiam


  26 Avril      24        Politique (25362),

 

Bissau, 26 Abr 21 (ANG) – O novo governo da Guiné-Bissau resultante de uma remodelação anunciada sábado pela Presidência da República e sob proposta do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian toma posse hoje à tarde.
Sete ministros e três secretários de estado foram demitidos das suas funções e tantos outros foram nomeados sob proposta de Nuno Gomes Nabiam.

Os membros do governo demitidos são Jorge Malu, ministro dos Recursos Naturais e Energia; Jorge Mandinga, Transportes e Comunicações; Abel da Silva, Agricultura e Desenvolvimento Rural; Artur Sanhá, do Comércio e Indústria; António Deuna, da Saúde Pública, Jibril Baldé, da Educação e Ensino Superior, Maria Celina Tavares, da Administracao Pública, Trabalho, Emprego e Seguranca Social.

Também deixaram o Governo, Dara da Fonseca Ramos, secretária de Estado das Comunidades; Nhima Sissé, secretária de Estado do Turismo e Artesanato; e Conco Turé, secretário de Estado da Comunicação Social.

Entram para o Governo, Orlando Viegas, para a pasta de ministro dos Recursos Naturais e Energia; Marciano Barbeiro para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Iaia Djaló, para Justiça e Direitos Humanos,; Fernando Vaz, Turismo e Artesanato e porta-voz do executivo; Tcherno Djaló, Comércio e Indústria; Cirilo Djaló para Educação e Ensino Superior; e Dionísio Cumba, Saúde Pública.

O executivo passa a contar com quatro ministros de Estado: Suzi Barbosa, que se mantém como ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades,; Orlando Viegas, (do Partido da Renovação Social, PRS); Marciano Barbeiro (do Movimento para a Alternância Democrática, Madem G-15); e Botche Candé (do PRS e figura próxima do Presidente guineense).

A deputada e advogada do Madem G-15, Salumé Santos Allouche, entra para o executivo como secretária de Estado das Comunidades, uma pasta que era ocupada por Dara da Fonseca Ramos.

Alguns elementos transitaram do anterior executivo, mas ocupando outras funções: são os casos de Fernando Mendonça, que saiu da Justiça e Direitos Humanos para a Comunicação Social, e de Augusto Gomes, que deixa a secretaria de Estado da Cooperação Internacional para chefiar o ministério dos Transportes e Comunicações.

Tcherno Djaló, do PRS, antigo reitor da universidade Lusófona da Guine, volta ao Governo, depois de ter sido conselheiro presidencial, para liderar a pasta do Comércio e Indústria; Tumane Baldé (PRS), ligado ao comissariado nacional luta contra a covid-19, regressa ao ministério da Administração Pública; e Iaia Djaló (líder do Partido da Nova Democracia, de que é o único deputado no parlamento), volta a assumir a pasta de ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Dionísio Cumba (PRS), também médico ligado ao combate à covid-19, entra para o Governo pela primeira vez como ministro da Saúde Pública.

Fernando Vaz, até aqui um dos conselheiros do primeiro-ministro, volta a assumir o cargo de ministro do Turismo e Artesanato, que já ocupara em governos anteriores, mas agora para acumular com as funções de porta-voz do executivo.

O novo ministro da Educação e Ensino Superior, Cirilo Mamasaliu Djaló, é dirigente do Madem G-15 e era um dos diretores-gerais do ministério que agora vai chefiar.

Dans la même catégorie