AIP Le Sénat entérine l’adoption de mesures nationales de protection de signaux d’assistance humanitaire AIP Le 5ème forum régional « Notre Futur – Dialogues Afrique-Europe » prévu du 20 au 22 avril à Abidjan ANGOP Les diplomates de la SADC aux États-Unis discutent de la promotion des investissements dans le corridor de Lobito ANGOP L’Angola à la 14ème Assemblée internationale des énergies renouvelables ANGOP Futsal: L’Angola se qualifie en demi-finale au terme d’une écrasante victoire face au Ghana MAP L’Initiative Royale pour l’Atlantique ambitionne de faire de la zone afro-atlantique un espace de sécurité et de prospérité partagée (Panel) Inforpress Cabo Verde tem 31 casos de hemofilia uma doença rara que afecta os homens – especialista Inforpress Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto com “estoque estável” de sangue – directora AIB Boulgou /Efforts de paix : Un projet remet des animaux et des kits à 50 PDI pour renforcer leur résilience MAP Façade atlantique: L’initiative Royale apporte des solutions concrètes à des défis multiples en Afrique (Panélistes)

Política/Sori Djaló acusa lider do PRS de se apropriar do partido


  10 Mai      39        Politique (25291),

 

Bissau,10 Mai 21(ANG) – Um dos membros fundadores do Partido da Renovação Social (PRS), Ibraima Sori Djaló, acusou o atual presidente, Alberto Mbunhe Nambeia de se apropriar do PRS que não criou.

Sori Djaló fez essa acusação em reação às declarações do porta-voz do PRS, Vitor Pereira, e de Orlando Mendes Viegas, um dos vice-presidentes, que teriam  respondido em nome do presidente do PRS quando os antigos dirigentes do partido,  José de Pina, Mário Pires e Sori Djaló pediram esclarecimento ao Nambeia sobre a suposta reunião secreta de Patche Ialá.

Djaló acusou Orlando Mendes Viegas e Alberto Mbunhe Nambeia de corrupção e promete reunir toda a documentação sobre os supostos crimes que tanto Viegas quanto Nambeia e outros dirigentes do PRS terão cometido, para divulgá-los à imprensa e apresentá-los ao Ministério Público (MP).

Djaló não avançou nenhuma data em que esses documentos serão divulgados ao público e apresentados ao MP.

“Orlando Viegas tem carros parados na Polícia Judiciária. Nas eleições legislativas de 2019 bajulou e mendigou para que fosse colocado na lista de deputados do PRS para que gozasse de proteção e imunidade. Como é possível ter essa atitude ou audácia de nomear essa mesma pessoa com processo no Ministério Público, ministro do Estado?”, questiona Djaló.

“Estão a criticar o posicionamento dos sindicatos sem fundamento. Os sindicatos estão a fazê-lo com toda a razão, porque é um sinal de revolta contra a corrupção e de todo o mal que acontece na administração da Guiné-Bissau. Nomeia-se uma pessoa hoje, e apenas em três ou seis  meses já tem um mansão”, afirma.

Para o também ex-presidente interino da Assembleia Nacional Popular (ANP), o fracasso do PRS nas eleições legislativas de 2019 deveu-se à falta  de liderança.

“Os 41 deputados não eram do PRS, mas sim de Kumba Ialá. Depois da morte de Kumba, o PRS e o Alberto Nambeia só conseguiram 21 assentos, e se continuar talvez venha a ter apenas  seis deputados”, disse Sori Djaló.

Segundo esse dirigente político, o atual líder do PRS está a trabalhar apenas para minar o futuro da juventude dos renovadores, razão pela qual  apelou aos jovens do partido a ficarem atentos  ao comportamento de Nambeia.

Sori Djaló pediu ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló a usar a sua magistratura de influência para construir uma prisão de alta segurança numa das ilhas do Arquipélago de Bijagós para deter os “gatunos”.

Sori Djaló negou, em resposta à declaração de Alberto Nambeia, estarem a trabalhar para o Presidente Sissoco Embaló e acusou o presidente do PRS de ter transformado o partido em “Ninho de gatunos”.

“Umaro Sissoco Embaló não é um presidente de fulas, sim, de todos os guineenses tanto dentro quanto fora”, sublinha e disse serem, eles, donos do Partido da Renovação Social e pondera retirá-lo, em breve, de Alberto Mbunhe Nambeia

Dans la même catégorie