Porto Novo, 16 Dez (Inforpress) – A criação da casa de pescadores e a construção de um cais de pesca estão entre os principais desejos dos operadores de pesca na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, para o ano de 2025.
A Inforpress ouviu os pescadores nesta comunidade piscatória que insistem na necessidade de se construir, no decorrer do próximo ano, uma casa para a classe e um cais de pesca para dar suporte à actividade pesqueira nesta urbe.
A associação local de pescadores e peixeiras tem estado a pedir estas duas infra-estruturas para a cidade do Porto Novo, com mais de uma centena de operadores, mostrando-se a expectativa de que estes projectos sejam materializados no decurso do próximo ano.
Para esta associação, são dois “projectos cruciais” para o sector das pescas nesta urbe.
Em Tarrafal de Monte Trigo, os pescadores desejam para 2025 a resolução do problema de conservação do pescado, soube-se junto da associação de classe, que tem estado a pedir a instalação de uma máquina de gelo nessa comunidade piscatória.
O Governo já anunciou que, no quadro do projecto de ampliação do porto do Porto Novo, previsto para 2025, a questão do cais de pesca está equacionada, devendo uma parte do porto ser posta à disposição dos operadores de pesca.