Porto Novo, 27 Jul (Inforpress) – As dívidas da edilidade porto-novense para com a empresa produção de água no Porto Novo pode comprometer o abastecimento de água a esta cidade, alertou hoje o deputado e presidente da UCID, João Santos Luís.
Durante uma declaração política na Assembleia Nacional, abordando a ilha de Santo Antão, onde esteve de visita semana passada, o líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) disse que as dívidas da autarquia porto-novense para com Águas do Porto Novo “estarão a rondar os 200 mil contos”, avisando que caso não sejam regularizadas podem pôr em causa o abastecimento de água à cidade do Porto Novo.
João Santos Luís, que disse ter constatado essa situação durante uma visita efectuada semana passada ao Serviço Autónomos de Água do Porto Novo e a Águas do Porto Novo, alertou ainda para a qualidade da água que chega às casas dos consumidores.
Na semana passada, em declarações à Inforpress no final da visita, o presidente da UCID disse que o problema de água no concelho do Porto Novo tem a ver, sobretudo, com o facto de a rede de distribuição ser já antiga, havendo, por isso, perdas que ultrapassam os 50 por cento (%).
A Câmara Municipal do Porto Novo tem reconhecido a existência de “dívidas muito elevadas” com a empresa Águas do Porto Novo, sem, contudo, precisar o valor, assegurando, porém, que essas mesmas dívidas deverão ser “estancadas” com a criação da empresa intermunicipal de água de Santo Antão.