Porto Novo, 27 Set (Inforpress) – A expansão e adaptação do porto marítimo do Porto Novo para receber barcos de cruzeiros faz parte de um quadro de investimentos nos portos e serviços portuários no País, garantiu hoje aEnapor – Portos de Cabo Verde.
Uma nota da Enapor, que fala de um pacote de investimentos em curso e previstos nas infra-estruturas e serviços portuários no País, avançou hoje que a ampliação do porto do Porto Novo tem financiamento assegurado no âmbito da Global Gateway da União Europeia (UE).
O projecto da expansão deste porto, que possui três cais com 45, 115 e 135 metros, respectivamente, consiste na construção de mais 270 metros de comprimento e mais dez metros de profundidade, passando a receber navios de cruzeiro.
O projecto visa “melhorar as condições operacionais” do porto, permitindo a acostagem de navios de maior porte, designadamente de navios de cruzeiros até 200 metros de comprimento.
A ampliação desta infra-estrutura portuária é apontada, conjuntamente com o aeroporto, como sendo um dos projectos de que Santo Antão precisa para alavancar o seu desenvolvimento.
Alguns operadores económicos em Santo Antão, abordados recentemente pela Inforpress, se regozijaram com o facto de este projecto ter já financiamento garantido, mostrando esperança em que as obras no porto do Porto Novo venham a ter lugar num futuro próximo.
Este porto foi remodelado em 2013, obras que permitiram a expansão do seu berço de atracação, bem como do seu terrapleno e a construção de um edifício para a gare marítima.