GNA KK Fosu to celebrate 25 years in music with concert APS Moundiaye Cissé : “3 Cap Santé travaille à la démocratisation de la santé” APS Ziguinchor : après la baisse de la tension, des habitants prient pour la paix APS A Diourbel, les autorités misent sur une synergie d’actions pour lutter contre les déchets plastiques Infopress Cabo Verde vai ao Campeonato de África de Boxe nos Camarões com “olhos no pódio” AGP Gabon : Amélioration des infrastructures et compétitivité de l’économie APS Émeutes : 20 organisations de la société civile invitent Macky Sall et Ousmane Sonko à un « dialogue direct » MAP Le Maroc réitère son engagement à soutenir l’AIEA dans la promotion de l’énergie nucléaire pacifique en Afrique AGP Gabon : La foire égyptienne fait son retour à Port-Gentil AGP Gabon : Fin du périple du Haut-commissariat de la République dans le Woleu-Ntem

Porto Novo: Queijo curado do Planalto Norte tem qualidade para competir em qualquer parte do mundo – PM


  6 Mars      28        Agriculture (3758), Entreprenariat (207),

 

Porto Novo, 06 Mar (Inforpress) – O queijo curado que se produz no Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, tem qualidade para competir em qualquer parte do mundo, acredita o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
De visita ao Planalto Norte, neste sábado, o chefe do Governo teve a oportunidade de presenciar uma exposição de produtos locais, entre os quais, o queijo fresco e curado que se produz nesta zona alta do concelho do Porto Novo, onde a pecuária é a principal actividade.
“Planalto Norte é zona de criadores de gado. Pude assistir a uma exposição de produtos de grande qualidade que podem ser vendidos em qualquer parte do mundo”, avançou o chefe do Governo.
O presidente da câmara do Porto Novo disse, também, que o queijo do Planalto Norte é seguramente o melhor da África e está entre os melhores do mundo, lembrando que o queijo fresco recebeu o galardão “Slow CheeseAward”, atribuído pela Fundação Slow Food.
Os produtores do queijo do Planalto Norte têm o propósito certificar este produto, cujo processo está já a decorrer junto do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).
O representante dos produtores, António Lima, disse à Inforpress que se espera, para 2023, a conclusão do processo de certificação do queijo do Planalto Norte, que está a decorrer, há mais de um ano, junto do IGQPI, sendo provável que fique concluído no decorrer de 2023.
Com a certificação, os produtores dizem esperar que o queijo do Planalto Norte, que tem suscitado interesse de empresas estrangeiras, designadamente da Suíça e da Itália, possa ser exportado para o estrageiro.

Dans la même catégorie